Imposto de Renda: Como declarar Seguro de Vida?

É emitido o informe de rendimentos apenas para o produto Multiproteção, porque é o único produto resgatável de Vida que possui cobrança de Imposto de Renda.

Os valores pagos pelo seguro não geram dedução, por isso não há necessidade de declaração. Já os valores recebidos por indenização do seguro Multiproteção, mesmo que não tributável, devem ser declarados. 
 

  • Como declarar valores recebidos por indenização

    Acesse a opção Rendimentos Isentos e Não Tributáveis, clique em Novo e, no campo Tipo de Rendimento, selecione a opção 03 – Capital das apólices de seguro ou pecúlio pago por morte do segurado, prêmio de seguro restituído em qualquer caso e pecúlio recebido de entidades de previdência privada em decorrência de morte ou invalidez permanente.

     

  • Rendimentos Tributáveis

    Se houve rendimentos tributáveis de IR obtidos em seu produto, você deverá realizar a declaração dos mesmos por meio da ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica da Declaração, e inserir os valores conforme informações constantes no Campo 3.1.5 do Comprovante de Rendimentos Pagos.

 

Onde encontrar o meu informe de Rendimentos de Vida?

É emitido o informe de rendimentos apenas para o produto Multiproteção, porque é o único produto resgatável de Vida que possui cobrança de Imposto de Renda.

Existem algumas formas de você obter o seu informe de rendimentos:

Pelo Internet Banking: se você é correntista, acesse www.bradesco.com.br e realize o login com os dispositivos de segurança. Em seguida, clique na opção Vida e Previdência e selecione a opção Informe de Rendimentos (IR).
Pelo Aplicativo Bradesco: acesse o aplicativo, realize seu login e clique no ícone Previdência, em seguida clique em Info para declaração do IR. 
Via e-mail: se você não conseguir extrair o seu Informe de Rendimentos em nenhuma das opções acima, envie um e-mail para informederendimentosbvp@bradescoseguros.com.br e nós o enviaremos para você.

Caso você possua também o produto de Previdência, poderá retirar o seu informe de rendimentos de Vida e Previdência por meio do portal Bradesco Seguros. Para isso, acesse bradescoseguros.com.br e, no menu, clique em Acesso. Indique o seu perfil e selecione o produto Previdência. Complete o acesso de acordo com o seu perfil (Correntista ou Não Correntista) e, ao acessar, selecione Informe de Rendimentos (IR).

 
Fonte: Receita Federal / Ministério da Fazenda

Saiba mais sobre a declaração do IR dos produtos Bradesco Seguros:

IR 2019
IR Capitalização 
IR Previdência
IR Saúde e Dental
IR Seguro Auto e Residencial


Esta página e o Manual de Imposto de Renda Bradesco Seguros contêm informações meramente sugestivas e visam fornecer aos Clientes orientações gerais para auxiliar no preenchimento da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física do exercício de 2019, ano-calendário de 2018.  Não deixe de consultar a legislação tributária, o Manual do Declarante editado pela Receita Federal do Brasil (RFB), bem como os seus consultores contábeis, jurídicos e fiscais. Importante: A responsabilidade pelas informações constantes das Declarações de Ajuste Anual é exclusiva dos contribuintes. Em caso de divergência de informações contidas neste Manual, prevalecem as regras estabelecidas pela Receita Federal do Brasil.