Z7_MPD81G80POKE40Q6UH34NG3002

A importância da vida social na longevidade

Conviver de forma intergeracional é essencial para o equilíbrio e o bem-estar:

A importância da vida social na longevidade

Quando se pensa em cuidados com saúde mental, a primeira coisa que vem à mente são formas de terapia, meditação, mindfulness e outras práticas que realmente fazem a diferença. Mas existe também uma medida ainda mais simples, básica e importante para o bem-estar: a socialização. Conviver com outras pessoas proporciona benefícios que contribuem para uma vida equilibrada e feliz.

A interação social é tão importante que uma instituição de Seattle, nos Estados Unidos, teve uma ideia inusitada para estimular a convivência entre crianças e longevos. A Providence Mount St. Vincent uniu no mesmo lugar casa de apoio e creche, conectando pessoas mais velhas, que muitas vezes têm rotinas mais solitárias e sentem falta da socialização, com crianças em idade pré-escolar que também precisam de pessoas ao redor para se desenvolverem.

O projeto reuniu pessoas que estão nessas duas fases tão distintas da vida, com a crença na importância de estarmos conectados a um senso de comunidade — que envolva pessoas de todas as idades. Quatrocentos idosos moram na Providence Mount St. Vincent e cerca de cem crianças de até seis anos de idade circulam por lá diariamente.

Cinco benefícios da socialização para a saúde mental

1) Melhora da autoestima

Se relacionar com outras pessoas nos permite receber respostas positivas, reconhecimento e validação, o que fortalece a autoestima e a autoconfiança.

2) Redução do estresse e da ansiedade

O contato com outras pessoas libera hormônios como a ocitocina, conhecida como o "hormônio do amor", que promove sensações de bem-estar e plenitude, diminuindo os níveis de estresse e ansiedade.

3) Prevenção da depressão

A solidão e o isolamento social são fatores de risco para a depressão. Ao ter uma vida com mais interações sociais, a pessoa conta com apoio emocional, senso de pertencimento e propósito.

4) Desenvolvimento de habilidades sociais

A convivência com pessoas diferentes aprimora nossas habilidades de comunicação, empatia, cooperação e resolução de conflitos, que são essenciais para uma vida mais saudável.

5) Ampliação da rede de apoio

Ter amigos e familiares que se confia e se pode contar em momentos difíceis faz toda a diferença para lidar com os desafios da vida e superar adversidades.

Colocando a socialização em prática

Agora que você conhece os benefícios da socialização, que tal revisar rapidamente o papel das relações pessoais na sua vida? Você convive com outras pessoas com frequência?

Se você acha que está faltando convivência, não se preocupe. Começar novas relações humanas ou aprofundar as que já se tem são coisas que podem ser feitas em qualquer idade.

Para manter relacionamentos saudáveis, você pode começar dedicando mais tempo para amigos e familiares ou participar de grupos e atividades sociais. Cultive sempre a empatia e seja feliz!

Z7_MPD81G80P0JIE0QLG5MKSBHBH1
Complementary Content
${loading}