Z7_MPD81G80POKE40Q6UH34NG3002

Benefícios das atividades físicas em grupo

Praticar exercícios que reúnam mais pessoas permite fazer novas amizades, socializar, além de aumentar a motivação para treinar.

Benefícios das atividades físicas em grupo

Um é pouco, dois é bom e três pode ser mais divertido: fazer atividade física acompanhado pode ser uma ótima ideia.

A ciência já comprovou que fazer atividade física regularmente traz inúmeros benefícios para a saúde e que impactam também na longevidade. Entretanto, se essa atividade ou treino é feita em grupo, ela se torna ainda mais prazerosa.

Exercícios x Rotina

Com a correria da rotina, muitas vezes pode ser difícil encontrar disponibilidade na agenda ou até mesmo disposição para se exercitar, não é mesmo? Mas transformar a hora do treino em um momento de distração em grupo, funciona até como uma motivação a mais para movimentar o corpo: além de se manter ativo, você cria novos laços e pode até obter melhores resultados.

Além disso, se fosse para chegar a uma conclusão, especialistas diriam que é melhor se exercitar em grupo do que treinar sozinho. Afinal, estudos mostram que a interação com outras pessoas é capaz de reduzir o estresse e melhorar a sensação de bem-estar.

É certo que ter companhia para treinar torna a atividade mais prazerosa por si só. Mas é no treino em grupo que também é possível contar com o apoio quando a prática parece complicada, sentir-se mais animado e disposto a superar seus limites.

E, por falar nisso, as aulas coletivas são excelentes opções de atividades para quem busca alternativas ao treino de musculação convencional.

Os benefícios de treinar em grupo

Uma pesquisa australiana publicada no periódico Journal of American Osteopathic Association, analisou 69 estudantes que puderam escolher entre um programa de exercícios individual ou em grupo. Após 12 semanas, os resultados mostraram que os estudantes que optaram pelo treino coletivo relataram melhorias no bem-estar mental (de 12%), no condicionamento físico (24%), na estabilidade emocional (em 26%), além de uma diminuição de 26% nos níveis de estresse.

Já aqueles que ficaram sozinhos só observaram mudanças no bem-estar mental, com melhora de 11%. Portanto, é certo que as aulas em grupo são mais atrativas, pois permitem que as pessoas se sintam mais entusiasmadas e a sociabilidade também melhora a resposta de prazer.

Vale ressaltar que, apesar das vantagens de se exercitar em grupo, essa opção pode não ser para todo mundo, já que, em alguns casos, essa modalidade pode não atender às especificidades de saúde e o condicionamento físico de cada pessoa.

Para manter a saúde e o bem-estar, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física de moderada intensidade para adultos, e uma média de 60 minutos de atividade física aeróbica moderada por dia para crianças e adolescentes.

Mas lembre-se, antes de começar qualquer exercício físico, é fundamental buscar atendimento médico para uma avaliação prévia do condicionamento físico, assim é possível potencializar os benefícios da prática e diminuir seus riscos.

Gostou do conteúdo? Você pode se interessar também: A combinação ideal de exercícios para chegar bem à longevidade

Z7_MPD81G80P0JIE0QLG5MKSBHBH1
Complementary Content
${loading}