Z7_MPD81G80POKE40Q6UH34NG3002

Pesquisa mostra a combinação ideal de exercícios para chegar bem à longevidade

Estudo internacional, com participação de pesquisador brasileiro, mostra que, para cada hora sentados, devemos fazer 3 minutos de exercícios puxados ou 12 minutos de atividades leves.

Pesquisa mostra a combinação ideal de exercícios para chegar bem à longevidade

Manter uma vida leve e saudável para chegar bem à longevidade pode até parecer um desafio. Mas, na verdade, separar alguns minutos do dia para praticar exercícios físicos já é uma boa atitude para se chegar bem na fase madura. É o que aponta um estudo internacional da Universidade Caledônia de Glasgow (CGU) no Reino Unido e divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo.

A pesquisa, liderada por Sebastien Chastin, professor de dinâmica do comportamento em saúde da CGU, e com coautoria de Pedro Hallal, professor do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas, mostrou que uma combinação de exercícios pode reduzir em 30% as chances de morte prematura. 

E qual seria essa combinação?

Simples: a indicação é realizar 3 minutos de exercícios moderados a vigorosos ou 12 minutos de alguma atividade física leve para cada hora do dia que uma pessoa passa sentada.

Entenda-se exercícios moderados a vigorosos como caminhada rápida, corrida ou outra atividade que aumente o ritmo cardíaco. E atividades leves como uma caminhada casual ou trabalho doméstico.

“Nossa nova fórmula mostra que essa combinação proporciona o equilíbrio adequado e contribui para uma vida mais longa e saudável”, disse Sebastien Chastin ao site da universidade escocesa. “As horas restantes devem ser gastas preferencialmente movendo-se o máximo que puder e tendo uma boa noite de sono. Este ‘coquetel’, ou fórmula simples, realmente aumenta a proteção da sua saúde”, disse.

Para chegar nessa fórmula, os pesquisadores revisaram outros seis estudos e reuniram dados de mais de 130 mil adultos no Reino Unido, Estados Unidos e Suécia.

Os participantes foram monitorados a partir de três categorias: quem realizavam exercícios aumentavam o ritmo cardíaco (moderado ou vigoroso), quem praticava atividades físicas leves e quem apresentava um comportamento sedentário. A ideia era determinar o quanto as diferentes combinações de movimento (ou não movimento) impactavam na mortalidade.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que as pessoas realizem 30 minutos de atividade física por dia ou 150 minutos por semana. “Mas existe o potencial de perder tudo isso se você ficar muito tempo sentado”, disse Chastin. 

Keith Diaz, professor assistente na Universidade de Columbia (EUA) e coautor do estudo, completa: “O perfil de movimento saudável requer mais de 30 minutos de exercícios diários. Movimentar-se e não permanecer sedentário o dia todo também é importante”.

Confira abaixo algumas combinações de atividades físicas e tempo sentado associadas à redução de 30% nas chances de morte precoce. Segundo Diaz, é possível mesclar os níveis de atividade, como se fosse mesmo um coquetel.

- Para Quem passa 11 horas do dia sentado, a indicação é realizar 55 minutos de exercícios físicos moderados ou vigorosos e 4 horas de atividade física leve.
- Já para as pessoas que passam 10,3 horas sentadas, 13 minutos de exercícios físicos moderados ou vigorosos e 5h30 de atividades físicas leves são o ideal.
- Para 9,7 horas do dia sentado, a recomendação é praticar 3 minutos de exercícios físicos moderados ou vigorosos e 6 horas de atividade física leve.
 

Z7_MPD81G80P0JIE0QLG5MKSBHBH1
Complementary Content
${loading}