Nos últimos anos, o assunto "saúde mental" tem sido tema recorrente no mundo dos esportes. Alguns atletas de alta performance já abandonaram competições em nome da saúde mental e se tornaram porta-vozes desse tema tão essencial.
Assim, um aspecto que era pouco falado sobre a carreira de uma atleta tomou os holofotes. Cada vez mais entendemos a importância da saúde mental no desempenho de atletas de alta performance. Não só no desempenho, mas na qualidade de vida — que ajuda a possibilitar o alto desempenho. E quando relacionamos saúde mental a qualidade de vida, bem-estar e felicidade, percebemos que as lições que aprendemos com uma atleta de alta performance podem servir para todos nós.
LEIA TAMBÉM: 5 dicas para começar a praticar corrida
A relação da saúde mental com o esporte
De acordo com a World Health Organization, saúde mental é o estado de bem-estar mental que capacita uma pessoa a lidar com o estresse da vida, realizar suas tarefas, aprender e trabalhar com qualidade e contribuir com a sua comunidade. É um componente integral da saúde e do bem-estar, que sustenta a nossa habilidade individual e coletiva de tomar decisões, construir relações e moldar o mundo onde vivemos.
Por isso, separamos três dicas de saúde mental que valem para atletas de alta performance, mas valem também para qualquer pessoa que busca bem-estar e qualidade de vida:
1- Criar uma rotina consistente
Crie uma rotina que inclua tempo para o que é essencial, como trabalho, exercícios, refeições balanceadas e sono adequado. Isso ajuda a manter a mente organizada e reduz o estresse.
2- Definir objetivos claros e realistas
Quanto mais você consegue estabelecer objetivos claros para diferentes áreas da sua vida — como carreira, saúde e relacionamentos — mais possibilidades tem de alcançá-los. Além da sensação positiva de realização, ter metas ajuda você a encontrar direcionamento e propósito.
3- Aprender a lidar com dificuldades
Na vida, você pode encontrar desafios e obstáculos, mas encará-los como oportunidades para aprender e crescer pode fazer toda a diferença.
.