Z7_MPD81G80POKE40Q6UH34NG3002

Por que é importante praticar algo novo?

Desafiar seu cérebro com novas habilidades pode trazer inúmeros benefícios para seu bem-estar! Clique aqui e veja qual a importância do aprendizado na nossa vida.

Por que é importante praticar algo novo?

Como é a sua relação com o aprendizado? Você se considera um eterno aprendiz? Saiba que, na vida, nós nunca deixamos de receber impulsos para novas descobertas. A aprendizagem é um poderoso processo de assimilação de conhecimentos, pois nos instiga a sermos mais curiosos, além de mudar a nossa capacidade de enxergarmos o mundo.

Não é novidade que temos uma rotina muito agitada, portanto, dedicar uma parcela do tempo para aprender algo novo realmente requer esforço, mas a ciência confirma que vale a pena: aprender uma nova habilidade funciona como um treinamento para o nosso cérebro.

Ao desafiar o seu cérebro com uma atividade que você nunca havia desempenhado, você pode criar novas conexões cerebrais, aliviar o estresse e liberar dopamina, que é o hormônio que te faz se sentir mais feliz.

O estado do 'fluxo'

Em um estudo, participantes tiveram que fazer “algo novo” ou uma atividade relaxante. E foram exatamente aqueles que fizeram algo novo que apresentaram redução nos níveis de estresse.

Evidências mostram que aprender algo novo também é uma maneira eficaz de acalmar o corpo. Além disso, quando você está concentrado em determinada tarefa, pode entrar em um estado conhecido como “fluxo”, que é quando ficamos completamente imersos no que estamos fazendo no momento.

Quando praticamos uma atividade que gostamos, como um hobby, nosso cérebro libera dopamina, que age como um antidepressivo natural no organismo. A dopamina é conhecida como um dos hormônios da felicidade e está associada ao ciclo de recompensa. Ou seja, quando liberada, essa substância provoca a sensação de prazer, satisfação e aumenta a motivação.

Outro ponto positivo é que, ao realizar uma nova tarefa, acalma a parte frontal do cérebro, o que normalmente nos ajuda a analisar e refletir sobre os nossos próprios comportamentos, assim conseguimos ser menos críticos em relação às nossas ações.

A importância de manter o cérebro sempre saudável

Além de melhorar nossa concentração e estimular a autorreflexão, os benefícios de se aprender novas habilidades podem ser notados no estímulo ao crescimento de novas células cerebrais e nas conexões entre elas.

Engana-se quem acredita que aprender algo novo só é possível na infância, que é a fase de maior absorção de informações pelo cérebro. Uma pesquisa recente mostra que a neuroplasticidade perdura até o amadurecimento, indo mais tarde do que se pensava. Portanto, aceitar os desafios de aprender coisas novas constantemente e em qualquer idade traz uma série de benefícios.

Qual atividade devo escolher?

Começar uma nova atividade melhora a capacidade de aprendizagem e memória à medida em que o tempo passa. Esse fenômeno tem chamado a atenção do professor Alan Gow, da Heriot-Watt University (Escócia), que pesquisa o impacto de novos aprendizados para o cérebro.

Em suas pesquisas, Gow solicitou que os participantes iniciassem novas tarefas, como um novo dialeto, aulas de informática ou práticas mais artísticas. Para o pesquisador, novas atividades são capazes de melhorar o processamento cerebral, além da memória, dois elementos que apresentam um declínio com o passar dos anos.

Vale ressaltar que essas atividades envolvem a combinação de elementos mentais, físicos e sociais e o segredo é encontrar a distração que seja mais atrativa e adequada para você. Portanto, ao aprender algo novo, lembre-se de incorporar à atividade, elementos que tornem sua prática mentalmente e socialmente desafiadora. Além de melhorar o número de células cerebrais, há efeitos psicológicos amplos sobre como você se vê e interage com os outros.

Listamos, a seguir, algumas sugestões de atividades que podem ser incorporadas na sua rotina para melhorar a sua qualidade de vida.

Dançar ou aprender um instrumento musical

Para dançar ou aprender a tocar um instrumento é necessário praticar a concentração e essas atividades são ótimas escolhas para movimentar o fluxo de sangue neurológico. Dançar contribui principalmente para a saúde das articulações e trabalha a consciência corporal, já aprender um novo instrumento desenvolve a capacidade de memorização e a coordenação motora.

Desenhar

A prática do desenho é associada à coordenação motora, mas não está restrita a ela: desenhar pode ser relaxante e um exercício prazeroso para o seu cérebro, especialmente se ilustrar diferentes desenhos a cada vez que for praticar. Uma nova configuração representa um novo desafio para a consciência espacial e a coordenação física. Lembre-se que você não precisa ser excelente nisso para ter os benefícios, como se sentir menos estressado.

Cozinhar

Seguir o passo a passo de uma receita que você quer fazer reduz o estresse e melhora o desempenho do cérebro. Um estudo publicado pela Frontiers in Nutrition e realizado com 657 participantes que fizeram um curso sobre culinária saudável, analisou os impactos positivos de cozinhar a própria comida: além de possibilitar a melhoria na qualidade da dieta, os participantes perceberam mudanças na saúde como um todo. "Isso sugere uma ligação entre a confiança e satisfação em cozinhar e os benefícios para a saúde mental", afirma Joanna Rees, líder da pesquisa.

Aprender um novo idioma

Cientistas sugerem que os benefícios de aprender a falar um novo idioma pode ter mais impactos cognitivos do que tarefas de treinamento do cérebro, como palavras cruzadas e sudoku, porque a atividade requer que você desenvolva novos conceitos e compile novas informações. Logo, a prática, além de possibilitar a comunicação com pessoas do mundo todo, é um treino fantástico para a mente.

Praticar é a melhor forma de aprender

Para memorizar um novo aprendizado, o segredo é a prática. Atualmente, há diversos recursos para auxiliar o processo, como: livros, podcasts e e-books, que podem ajudá-lo a expandir o seu conhecimento.

Por exemplo, se você quer aprender a tocar um instrumento musical, como violão ou piano, encontre videoaulas específicas na internet. Agora, se você prefere aprender interagindo com outras pessoas, vale a pena se vincular a um grupo dedicado a isso.

Seja paciente com o processo, faz parte cometer erros na hora de aprender algo novo, mas a prática leva a melhoria e o processo é tão importante quanto o resultado.

Uma coisa é certa, independente da atividade, aprender é sempre bem-vindo e traz benefícios para o seu bem-estar. Identifique o que te deixa mais feliz e comece agora mesmo.

Se você curtiu este conteúdo, pode se interessar também pela matéria que fala sobre 7 jogos que ajudam a exercitar a mente.

Z7_MPD81G80P0JIE0QLG5MKSBHBH1
Complementary Content
${loading}