Início Notícias institucional.noticias.noticia

Maio Amarelo 2019

Maio é considerado o mês da prevenção dos acidentes de trânsito, este ano o tema da campanha é “No trânsito, o sentido é da vida”. E não é à toa. As mortes no trânsito batem recordes anuais no mundo e o Brasil está em quinto lugar nesse ranking.

Maio Amarelo 2019

Mês de prevenção de Acidentes de Trânsito

Maio é considerado o mês da prevenção dos acidentes de trânsito, este ano o tema da campanha é “No trânsito, o sentido é da vida”. E não é à toa. As mortes no trânsito batem recordes anuais no mundo e o Brasil está em quinto lugar nesse ranking, perdendo apenas para Índia, China, Estados Unidos e Rússia, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Atuar na prevenção dos acidentes já se tornou caso de saúde pública. Conforme levantamento do Observatório Nacional para Segurança Viária (ONSV), o país gasta R$ 56 bilhões decorrentes dos acidentes. Isso inclui ocupação de 60% dos leitos hospitalares por vítimas de acidentes de trânsito e 50% da ocupação dos centros cirúrgicos quando o assunto é: acidentes ocorridos nas rodovias.

 

Acidentes por falta de atenção

Muitas medidas já foram adotadas para conter a violência no trânsito, como a Lei Seca, obrigatoriedade de cadeirinha para crianças e airbag frontal nos veículos novos, ainda sim, a maioria dos acidentes ainda acontece por falha humana.

Entre os principais motivos de erro humano estão:

- A falta de atenção, como atender celular, mandar mensagens por aplicativo, mexer no rádio ou no GPS.

- Ignorar a distância segura do carro da frente, velocidade incompatível com a via, desobedecer a sinalização, dormir ao volante, ingerir álcool e fazer ultrapassagem indevida.

Por isso medidas simples podem ajudar, e muito, na prevenção de acidentes.

 

Conheça 4 medidas simples para evitar acidentes no Trânsito

Limites de velocidade - Respeite os limites de velocidade previstos nas ruas ou estradas. É essencial para evitar derrapagens ou dificuldade de fazer a conversão.

Celular - Álcool não combina com direção e usar o celular ao volante também não. As chances de se envolver em acidentes, pelo uso de celular, sobem até 400% nesses casos. Assim, não atenda chamadas, nem use o celular em hipótese alguma se estiver dirigindo.

Manutenção - O motorista deve estar sempre atento ao seu próprio veículo. Verifique as luzes dianteiras, traseiras e de ré, a calibragem dos pneus e as luzes das setas. Além disso, outra medida importante é realizar manutenção preventiva do veículo. Clique aquie confira algumas dicas de manutenção do seu veículo.

Transporte de crianças e pets - Outro cuidado ao volante é conduzir de forma correta as crianças e os pets, porque ambos são motivos de distração do motorista. Para as crianças, a legislação exige usar a cadeirinha ou o cinto de segurança de acordo com idade, peso e altura. Já para os animais, existem as caixas de transporte adequadas e inclusive cinto de contenção específico para eles.

Dirigir é, acima de tudo, uma responsabilidade consigo e com os outros. É justamente esse nível de conscientização que as ações do Maio Amarelo pretendem incutir entre os motoristas. A convivência no trânsito é um dos maiores desafios da vida em sociedade, devendo ser exercida com respeito e consciência.

Contrate Seguro Auto

Tags:

Notícias Relacionadas

Complementary Content
${loading}