Z7_MPD81G80POKE40Q6UH34NG3002

Macarrão ou arroz: qual é o melhor carboidrato?

Você já se perguntou qual deles engorda mais? Pois nós vamos te explicar qual é o mais calórico e outras diferenças entre arroz e macarrão.

Macarrão ou arroz: qual é o melhor carboidrato?

Na hora de escolher um carboidrato para a refeição, é melhor ir de macarrão ou arroz? Ambos são excelentes fontes de energia para o nosso corpo e têm quase os mesmos nutrientes e o mesmo valor calórico. Então, qual é a diferença?

A diferença vai mais para o lado comportamental. Afinal, diante de uma porção de arroz, sempre nos parece que está faltando um complemento, como o feijão ou uma proteína, como carne, ovo, frango ou peixe, explica o nutricionista Matheus Motta, do programa Vigilantes do Peso, à Saúde. Dessa forma, comemos um prato completo, com carboidratos, proteína e gordura.

Mas, quando vamos comer macarrão, parece que a massa já basta, e aí é que mora o perigo. Em vez de agregar uma proteína, que enriquece o valor nutricional da refeição, em geral optamos por um molho, azeite ou manteiga. Como o prato fica muito leve, corremos o risco de exagerar na quantidade de carboidratos (o ideal é que o carboidrato corresponda à metade das calorias de tudo o que comemos em um dia).

Para não cair nessa armadilha, Motta sugere comer macarrão com uma fonte de proteína ou com salada. E diz que o ideal é que tanto o macarrão como o arroz ocupem um quarto do prato – se forem integrais, melhor. Compare, a seguir, o valor nutricional de 100 gramas de cada um desses dois alimentos.

Macarrão

141 calorias 
28 g de carboidrato 
1,5 g de fibras 
4,7 g de proteína

Arroz

124 calorias 
25 g de carboidrato 
0,5 grama de fibras 
2,3 g de proteína

Z7_MPD81G80P0JIE0QLG5MKSBHBH1
Complementary Content
${loading}