Z7_MPD81G80POKE40Q6UH34NG3002

Café da manhã saudável: 7 erros comuns que devemos evitar

O que comer no café da manhã? Descubra por que o café com pão nem sempre é a melhor maneira de nutrir o corpo quando acordamos.

Café da manhã saudável: 7 erros comuns que devemos evitar

O café da manhã é considerado por muita gente a principal refeição do dia. Então, nada mais justo do que se alimentar da melhor maneira no desjejum. Mas tem gente que, sem saber, comete alguns erros na hora do café. Você sabe quais são eles? Confira esses sete, listados por nutricionistas consultados pelo HuffPost.

Tomar só o café

A cafeína pode até ser um estimulante, mas essa sensação de energia não durará muito tempo se você não se alimentar, pois a comida é que é a real fonte da nossa energia. "Café não é suficiente para fornecer ao corpo o que ele precisa para continuar ativo. Comida, hidratação e uma boa noite de sono formam o combo perfeito para você ter energia o dia todo", explica a nutricionista Dana Harrison.

Não beber água

Quando acordamos, nosso corpo está desidratado, e só o café ou as frutas não são suficientes para repor o líquido perdido durante a noite. Além de nos dar energia, beber um copo de água ao acordar também afasta os outros efeitos da desidratação, como dor de cabeça, falta de atenção e ressecamento da pele, dos olhos e dos lábios.

Cortar a gordura

Quem disse que a manteiga e o iogurte integral não são saudáveis? As gorduras nos ajudam porque mantêm a nossa saciedade e fornecem energia. “Comer gordura aumenta a saciedade por que ela leva mais tempo para ser digerida”, explica Harrison. Algumas opções de gorduras boas são castanhas, abacate, pasta de amendoim e azeite de oliva.

Ficar só no pão

Comer apenas carboidratos no café da manhã é um erro bem comum. Afinal, o corpo precisa também de outros nutrientes, como as proteínas e a gordura, para se manter ativo. Que tal colocar um ovo ou um abacate na torrada para reforçar a refeição?

Não comer carboidratos

Como eles são fonte de energia, não é boa ideia cortá-los logo do café da manhã. Se a preocupação é com a boa forma, troque o pão branco e os biscoitos por carboidratos que tenham fibras, como aveia, pão integral e granola sem açúcar.

Comer com pressa

Nem sempre dá tempo de sentar e comer, mas é preciso separar ao menos 30 minutos para fazer essa refeição decentemente. “Comer apressado faz seu cérebro não assimilar que você já comeu. Você normalmente vai acabar comendo mais e pior quando está com pressa”, diz a nutricionista.

Desprezar as frutas

Elas são excelentes fontes de carboidratos e de nutrientes. Uma banana, por exemplo, é fonte de potássio, manganês, vitaminas C, A e B6 e cobre, além de ter apenas açúcares naturais.

Z7_MPD81G80P0JIE0QLG5MKSBHBH1
Complementary Content
${loading}