8 Alimentos ricos em gorduras boas

Descubra em quais alimentos podemos obter gorduras saudáveis, uma importante fonte de energia, que não prejudicam o colesterol e o coração.

8 Alimentos ricos em gorduras boas

Nem toda gordura é ruim. Se devemos evitar as saturadas, que podem aumentar o colesterol e prejudicar a saúde cardiovascular, existem as que fazem bem. Afinal, a gordura é uma fonte importante de energia, e um elemento indispensável para o funcionamento do cérebro e a produção de alguns hormônios. Quer saber quais são as gorduras boas? Confira essa lista feita pelo El País.

Abacate

Uma das raras frutas ricas em gordura, mas a maior parte delas é monoinsaturada, então ele está liberado. Além disso, tem fibras e é fonte de vitamina E, um antioxidante pouco presente nas frutas.

Azeitona

Como o abacate, é um petisco rico em gorduras monoinsaturadas, então pode render um aperitivo mais saudável --40 g de azeitona têm 63 calorias, enquanto 30 g de batata frita têm 153.

Azeite de oliva

Entre suas gorduras monoinsaturadas predomina o ácido oleico, que reduz o risco de problemas cardiovasculares e reduz o LDL (o chamado "colesterol ruim").

Salmão

Seu trunfo é ser rico em ômega 3, que reduz os triglicérides e os índices de inflamação, as arritmias e a pressão arterial.

Nozes

São uma fonte saudável de ácidos graxos essenciais (ômega 3 e ômega 6), aqueles que o corpo não produz, por isso precisamos adquirir pela alimentação.

Ovos

Têm um nível baixo de gordura saturada (2,8%), e trazem muitos nutrientes, como as vitaminas A, D e K, além de minerais, antioxidantes e proteínas.

Linhaça

Em uma quantidade pequena de sementes há muitos nutrientes e fibras. Seu óleo tem gorduras boas e vitamina E.

Chocolate

Só pode ser considerado saudável se tiver mais de 70% de cacau. Mas deve ser consumido com moderação, pois tem gorduras saturadas --em compensação, contém flavonoides, e minerais.

Complementary Content
${loading}