Z7_MPD81G80POKE40Q6UH34NG3002

Jogos de tabuleiro para a família: 8 ótimas opções de diversão

Quer saber quais são os melhores jogos de tabuleiro para a família? Então confira essa lista para se divertir durante horas de jogatina!

Jogos de tabuleiro para a família: 8 ótimas opções de diversão

Você já ouviu falar em O Gambito da Rainha, minissérie da Netflix? Desde que a série foi lançada, em outubro, a produção já foi assistida por mais de 60 milhões de pessoas, gerando uma busca enorme, no Google, sobre como jogar xadrez.

O título da produção é uma referência a um movimento no xadrez, no qual um competidor abre mão de uma peça – geralmente o peão – logo no início da partida para ganhar certa vantagem da pessoa adversária. Essa curiosidade sobre a jogada fez muita gente buscar dicas de como aprender xadrez on-line ou comprar itens relacionados ao esporte.

Por sinal, é possível até jogar contra um computador com as mesmas características da protagonista da minissérie, Beth Harmon, no site Chess.com. Lá você ainda consegue ter aulas de xadrez e até realizar partidas on-line com pessoas de outros lugares do mundo.

Se você se interessou pelo xadrez, que tal descobrir outros jogos de tabuleiro para desafiar a família e garantir bons momentos de diversão? Abaixo, separamos alguns jogos que podem divertir vocês durante a confraternização de fim de ano. Que tal essa ideia?

Uno

O Uno se tornou bastante popular e, apesar de usar cartas, é considerado jogo de tabuleiro também. A regra é bem simples: cada pessoa pega sete cartas e o objetivo é ficar sem qualquer uma nas mãos

Parece fácil, mas há um conjunto de cartas que torna a partida desafiadora – como uma que impede um jogador baixar uma carta ou outra que o faz comprar mais duas. Sem contar que, nas edições mais recentes de Uno, existem cartas em branco para que os participantes criem suas próprias regras!

Banco Imobiliário/Monopoly

Banco Imobiliário foi um jogo que marcou a infância – e talvez a juventude? – de muita gente. Ele foi lançado aqui no Brasil lá pela década de 1960 e, nos últimos anos, chegou ao mercado com o nome original: Monopoly.

Durante a partida, os jogadores devem comprar casas, edifícios, bairros e comércios, ganhando dinheiro dos participantes sempre que eles caem em uma dessas propriedades. Assim como no Uno, há cartas de revés, em que você pode perder dinheiro ou até mesmo parar na prisão.

Detetive

Detetive é um jogo que também marcou a geração de muita gente! Este jogo de tabuleiro é ótimo para exercitar o raciocínio lógico. Seu objetivo é descobrir quem é o assassino da rodada e qual arma foi usada para cometer um crime.

O jogo se modernizou e possui uma versão que une tabuleiro e realidade aumentada. Nela, os jogadores recebem, por meio de um aplicativo de celular, dicas e pistas que vão ajudar a desvendar o mistério.

Imagem & Ação

Outro jogo que vai pedir uma boa dose de criatividade e raciocínio dos participantes. A partida pode ser composta por vários times e, em cada rodada, um representante da equipe será o desenhista enquanto os demais devem tentar adivinhar a imagem. Caso o time acerte o desenho, o peão é movido no tabuleiro. Caso erre, a vez é passada para um dos times adversários.

Ludo

Ludo é um jogo que mistura um pouco de sorte com um pouco de estratégia. Os jogadores devem dar a volta no tabuleiro e ganha quem fizer isso primeiro com os quatro peões.

Mastermind/Senha

O objetivo do Mastermind é simples: o adversário vai inventar um código secreto ao criar uma sequência de pinos coloridos. Então, cabe ao outro participante deduzir e criar uma estratégia para descobrir essa sequência antes que as chances acabem.

Jogo da Vida

Outro jogo clássico que atravessa gerações é o Jogo da Vida. Como diz o próprio nome, traz situações cotidianas em que cada decisão dos participantes gera uma reação. O tabuleiro é enorme e garante boas horas de entretenimento.

War

War é um jogo que não poderia ficar fora da lista. O tabuleiro possui o mapa mundi dividido em seis regiões. Cada jogador tem uma missão e deve usar da estratégia – e também da sorte – para conseguir vencer. Dica: comece o jogo bem cedo, já que são grandes a chance de a partida levar muitas horas para ser concluída.

Z7_MPD81G80P0JIE0QLG5MKSBHBH1
Complementary Content
${loading}