Fórum Internacional da Longevidade vai falar sobre o nosso futuro

O encontro reúne especialistas de diferentes partes do mundo e é mediada pelo médico gerontólogo, presidente do ILC e consultor em longevidade da Bradesco Seguros Alexandre Kalache.

Fórum Internacional da Longevidade vai falar sobre o nosso futuro

O futuro é o tema do Fórum Internacional da Longevidade. Serão seis encontros on-line, sempre às quintas-feiras a partir do próximo dia 4/11, em que especialistas do mundo todo vão debater assuntos urgentes para uma sociedade que a cada ano envelhece um pouco mais.

Idadismo (preconceito etário), sociedade intergeracional, diversidade e inclusão, proteção e segurança e o desenvolvimento da cultura do cuidado serão os temas discutidos nos encontros organizados pelo Centro Internacional da Longevidade Brasil (ILC BR). Dentro da programação, haverá uma sessão especial, com o ILC do Brasil e o do Reino Unido, repleta de conhecimento sobre os desafios do envelhecimento.

IX Fórum Internacional da Longevidade 

Quando: de 4/11 a 9/12, todas as quintas-feiras.

Horário: 17h.

Como assistir: Assista no perfil da Bradesco Seguros no YouTube (clique aqui) ou na plataforma livesbs.com.br

Evento gratuito!

Acompanhe a programação e os participantes do Fórum Internacional da Longevidade 

Alexandre Kalache

Médico gerontólogo, presidente do ILC Brasil e consultor de longevidade para a Bradesco Seguros. Ele será o mediador dos painéis em todos os dias do evento.

Dia 4/11 – Desafios do Idadismo 

Programação 

17:00    Início do evento

17:05    Introdução - Alexandre Kalache, Presidente ILC-BR

17:15    Vídeo Internacional – Amal Abou Rafeh – Chefe do Programa sobre Envelhecimento das Nações Unidas – Organização das Nações Unidas, Nova York

17:30    Marília Berzins – Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento (OLHE), São Paulo, ILC-BR

17:35    Egidio Dórea – Universidade Estadual de São Paulo (USP) – ILC-BR

17:40    Maurício Einstoss – Coordenador do projeto ILC-BR contra o Idadismo 

17:45    Yeda Duarte – Faculdade de Saúde Pública da USP – ILC-BR

17:50    Introdução ao debate – Alexandre Kalache, Presidente ILC-BR – Highlights

17:55    Sessão interativa – Perguntas e respostas

18:25    Comentários finais de expert internacional: José Carreira, Stop Idadismo, Viseu, Portugal

18:37    Take home messages de experts nacionais: ILC-BR: Ligia Py, Anita Neri, Marília Louvison e Lilian Liang

18:47    Agradecimento aos parceiros institucionais e encerramento

Palestrantes

Amal Abou Rafeh

Chefe do Programa sobre Envelhecimento das Nações Unidas. Sua atuação busca fortalecer a proteção dos direitos humanos das pessoas idosas.

Marília Berzins

Presidente do Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento (OLHE), doutora em Saúde Pública e especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Desenvolve pesquisas na área de Gerontologia e violência contra a pessoa idosa.

Egidio Dórea

Médico, doutor em nefrologia e professor universitário. É diretor da Aging2.0 Chapter Brazil e coordenador do programa USP Rumo ao Envelhecimento Ativo.

Maurício Einstoss

Gerontólogo pela Universidade de São Paulo (USP), tendo participado da Coordenação de Políticas Para a Pessoa Idosa da Prefeitura de São Paulo. É ocoordenador do projeto do ILC-BR contra o Idadismo.

Yeda Duarte

Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo e com pós-doutorado em Epidemiologia pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Atualmente é coordenadora do Estudo SABE Saúde, Bem-Estar e Envelhecimento, um estudo longitudinal de múltiplas coortes sobre as condições de vida e saúde dos idosos residentes no município de São Paulo. Tem experiência na área de geriatria e gerontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: idosos, Estudo SABE, envelhecimento, cuidadores e gerontologia.

José Carreira

Mestre em Trabalho Social e pós-graduado em Direito do Envelhecimento e fundador do projeto Envelhecer. É representante do movimento Stop Idadismo em Portugal. (Portugal)

Lígia Py

Doutora em psicologia e especialista em gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Atua na área de Psicologia do Envelhecimento, particularmente nos temas: finitude, velhice, adoecimento, morte, cuidados paliativos e luto, com ênfase na bioética.

Anita Neri

Professora colaboradora no Departamento de Psicologia e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. É o pioneira no ensino de pós-graduação em gerontologia, tendo liderado o grupo de professores que presidiu a instalação do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia na Unicamp. Hoje coordena estudos e integra a equipe de pesquisadores do Estudo Longitudinal de Saúde do Idoso (Elsi) Brasil. Seus interesses em pesquisa abrangem os seguintes temas: bem-estar psicológico, resiliência psicológica, mecanismos de autorregulação cognitivo-emocional, fragilidade e cuidado.

Marília Louvison

Médica sanitarista com residência em Medicina Preventiva e Social pela Escola Paulista de Medicina, mestre e doutora pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Pesquisadora e professora no campo da Saúde Coletiva, com ênfase em política, planejamento e gestão nas linhas de pesquisa de regulação e sistemas de saúde envelhecimento e políticas públicas.

Lilian Liang

Mestre em Jornalismo Internacional pela Universidade da Califórnia, Berkeley, pós-graduada em gerontologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e diretora de redação da revista Aptare. Atuou como repórter e editora em veículos no Brasil e no exterior. Especializou-se na cobertura de saúde, desenvolvendo projetos na área de oftalmologia, HIV/Aids, oncologia, geriatria e gerontologia, entre outros.

Dia 11/11 – Sociedade para todas as idades 

Programação 

17:00   Início do evento

17:05    Introdução –  Alexandre Kalache, Presidente ILC-BR

17:15     Vídeo Internacional – Jody Shue – Age Friendly Institute, Boston

17:30   Ina Voelcker, BAGSO, Alemanha, ILC-BR   

17:35    Marcos Fontoura, Prefeitura de Belo Horizonte, ILC-BR

17:40   Grupo de Veranópolis (Emílio Moriguchi, João Senger, Berenice Werle, Neide Bruscato) Instituto Moriguchi, Porto Alegre – ILC-BR

17:45   Daniele Vieira, Universidade Federal de Pernambuco – ILC-BR

18:00   Introdução ao debate  – Alexandre Kalache, Presidente ILC-BR –  Highlights

18:05    Sessão interativa – Perguntas e respostas

18:35   Comentários finais de expert internacional: Silvia Gascon, Isalud, Buenos Aires 12

18:47    Take home messages de experts nacionais ILC-BR: Antonio Caldeira, Conselho Municipal do Idoso de São José do Rio Preto (SP) e Berenice Werle, Instituto Moriguchi (RS).

18:57   Agradecimento aos parceiros institucionais e encerramento

Palestrantes 

Jody Shue

Diretora-executiva do Age Frinedly Institute, nos Estados Unidos. É mestre em Saúde Pública da Boston University School of Public Health, onde dá aulas sobre finanças de saúde.

Marcos Fontoura

Engenheiro civil pela Escola de Engenharia da UFMG e doutor em Ciências Sociais pela PUC-Minas. Desde 1992 trabalha como analista de transporte e trânsito na BHTrans, a empresa de transporte e trânsito da prefeitura de Belo Horizonte. É autor do livro Transporte, privilégio e política (2002), dentre outras publicações.

Ina Voelcker

Diretora do Departamento de Políticas Internacionais sobre Envelhecimento da BAGSO (Associação Alemã dos Cidadãos Idosos). Tem experiência na área de gerontologia, longevidade e envelhecimento populacional. (Alemanha)

Emílio Moriguchi

Médico geriatra, professor universitário e presidente do Instituto Moriguchi, um centro de estudos e aplicações práticas voltados ao processo de envelhecimento com qualidade de vida.
É também pesquisador e coordenador geral do Projeto Veranópolis — Estudos em Envelhecimento Longevidade e Qualidade de vida.

João Senger

Pós-graduado em Geriatria, mestre em Saúde Coletiva, professor assistente da Faculdade de Medicina da Universidade FEEVALE. É diretor do Instituto Moriguchi e presidente da SBGG (RS).

Berenice Werle

Mestre em Clínica Médica com área de concentração em geriatria pela PUCRS, com especialização em cuidados paliativos. Tem experiência na área de medicina, com ênfase em geriatria e em cuidados paliativos.

Neide Bruscato

Graduada em nutrição pela Faculdade de Nutrição e Fonoaudiologia do Instituto Metodista de Educação IPA-IMEC (1992), temdoutorado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2016). Tem experiência na área de nutrição, com ênfase em geriatria e cardiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde, idosos, nutrição, alimentos funcionais, envelhecimento e cardiologia. É coordenadora operacional do Projeto Veranópolis: Estudo em Envelhecimento Longevidade e Qualidade de vida.

Silvia Gascon

Professora de psicologia, é diretora do mestrado em Gerontologia da Universidade de Isalud (Argentina). É autora do livro Vejez y pobreza en la Argentina. La visión de las personas de edad (Velhice e pobreza na Argentina. A visão dos idosos, em tradução livre). Também foi consultora de organizações internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e Banco Mundial.

Antonio Caldeira

Médico e especialista na área de acupuntura, medicina do trabalho, medicina preventiva e social, saúde pública, gestão em saúde e homeopatia. Também preside o Conselho Municipal do Idoso de São José do Rio Preto (SP)

Dia 18/11 – Diversidade e inclusão

Programação 

17:00    Início do evento

17:05    Introdução – Alexandre Kalache, Presidente ILC-BR

17:15    Vídeo internacional – Sofiat Akinola, Health Policy Leader, Roche Diagnostics, World Economic Forum, Genebra

17:30    Alexandre Silva, gerontólogo, Universidade de Jundiaí, Colunista UOL, ILC-BR

17:35    Milton Crenitte, Unidade de Sexualidade e Envelhecimento, USP, ILC-BR

17:40    Yuri Fernandes, jornalista e roteirista, ILC-BR

17:45    Lia Vieira, escritora, ILC-BR

17:50    Sessão interativa – Perguntas e respostas

18:20    Comentários Finais de expert internacional: Michael Adams, Advocacy and Services for LGBT Elders (SAGE), Nova York

18:32    Lançamento do livro LGBT e Envelhecimento em parceria Daniel Azevedo, SBGG/RJ, Diego Felix Miguel, EternamenteSOU, Michael Adams, SAGE, NY

18:42    Agradecimento aos parceiros institucionais e encerramento

Palestrantes 

Sofiat Akinola

Líder de política de saúde, Roche Diagnostics e Líder de Saúde Global do Fórum Econômico Mundial, com objetivo de manter as populações saudáveis e promover a transformação dos sistemas de saúde em um modelo de atendimento baseado em valorizar a saúde, universalidade e envelhecimento saudável.

Alexandre Silva

Ph.D. em Saúde Pública, professor universitário, pesquisador, especialista em gerontologia pela Universidade Federal de São Paulo. Desenvolve pesquisas e serviço de consultoria em envelhecimento.

Milton Crente

Médico geriatra. Atualmente desenvolve uma linha de pesquisa relacionada a gênero, envelhecimento, diversidade e sexualidade e é coordenador médico do ambulatório de sexualidade da pessoa idosa do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. É voluntário da ONG EternamenteSOU, voltada ao público LGBTQIA+ acima dos 50 anos.

Yuri Fernandes

Jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora e roteirista pela Academia Internacional de Cinema. Autor da websérie “LGBT+60: Corpos que Resistem”, com depoimentos de idosos LGBT+ e vencedor do Prêmio Longevidade Bradesco Seguros.

Lia Vieira

Economista, professora, escritora com prêmios internacionais, especialista em relações étnico-raciais afro e empreendedora na empresa Ashanti Viagens. Tem experiência na formação de professores para a diversidade racial, movimentos sociais e educação, relações raciais, diversidade cultural e gênero.

Michael Adams

CEO da SAGE (Advocacia e serviços para idosos LGBT), a maior e mais antiga organização dedicada à proteção da população LGBT idosa. Um dos focos de seu trabalho é a interseccionalidade (a forma como diferentes marcadores sociais influenciam a vida em sociedade) e a igualdade racial.

Daniel Azevedo

Médico geriatra, presidente da SBGG (RG) e doutorando em Saúde Coletiva na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Diego Felix Miguel

Mestre em Filosofia (USP), Especialista em Gerencia de Salud para Personas Mayores (Opas), Especialista em Gerontologia pela SBGG. É membro da atual diretoria da SBGG – São Paulo, professor da pós-graduação em Gerontologia do Hospital Albert Einstein e consultor em gestão de serviços para pessoas idosas.

Dia 25/11 – Proteção e segurança 

Programação 

17:00    Início do evento

17:05    Jorge Nasser, diretor-presidente da Bradesco Vida e Previdência e da Bradesco Capitalização

17:10    Introdução – Alexandre Kalache, Presidente ILC-BR

17:35    Silvia Perel-Levin, Chair, NGO Committee, Organização das Nações Unidas, Genebra

17:40    Ines Rioto, Gerontóloga, Autora do Livro Envelhecimento e moradia, ILC-BR

17:45    Morris Litvak, CEO MaturiJobs, São Paulo, ILC-BR

17:50    Maisa Kairala, médica geriatra , ILC-BR

17:55    Karla Giacomin, geriatra, Belo Horizonte, Vice-Presidente ILC-BR

18:00    Sessão interativa – Perguntas e respostas

18:42    Comentários finais de expert internacional: Margaret Gillis, Presidente ILC Canada e Copresidente Aliança Global de ILCs

18:52    Take home messages de experts nacionais associados ao ILC-BR: Laura Machado, Psicóloga, ILC-BR, Ana Amélia Camarano, IPEA, RJ.

18:55    Agradecimento aos parceiros institucionais e encerramento

Palestrantes 

Jorge Nasser

Diretor-Presidente da Bradesco Vida e Previdência e da Bradesco Capitalização e presidente da Federação Nacional de Previdência e Vida (Fenaprevi).

Silvia Perin-Levin

Presidente da NGO Committee on Ageing Geneve (Suíça). É representante da Rede Internacional para a Prevenção do Abuso de Idosos (INEA) e da Aliança Global do Centro Internacional de Longevidade (ILC GA). Defensora dos direitos das pessoas idosas e consultora independente, ela trabalha nas áreas da saúde, envelhecimento e direitos humanos há mais de 20 anos.

Ines Rioto

Gerontóloga, professora, palestrante, pesquisadora em alternativas de moradia para pessoas idosas, conselheira titular no Conselho Estadual do Idoso do estado de São Paulo. É coautora do livro Velhices experiências e desafios do envelhecimento e organizadora do livro Morar 60mais: Alternativas de moradias e a revolução da longevidade, em elaboração.

Morris Litvak

CEO da Maturi, empresa que nasceu como uma plataforma de ofertas de vaga de trabalho para profissionais com mais de 50 anos e que hoje também ajuda a desenvolver capacitação profissional, empreendedorismo e networking.

Maisa Kairala

Médica geriatra. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia de São Paulo (SBGG) entre os anos de 2016 e 2018 e é a atual presidente da Comissão de Vacinação da SBGG.

Karla Giacomin

Médica geriatra, pesquisadora do Núcleo de Estudos em Saúde Pública e Envelhecimento (Nespe) do Centro de Pesquisa René Rachou (CPqRR)/Fiocruz Minas e vice-presidente do ILC-Brazil. Atua desde 1999 na coordenação da Atenção à Saúde do Idoso em Belo Horizonte. Em 2017 foi selecionada como consultora da OMS no eixo "Políticas de Saúde dos Idosos”.

Margaret Gillis

Presidente do ILC Canadá, desempenha um papel fundamental no estabelecimento do Programa da Comunidade Amiga dos Idosos no Canadá — e ao redor do mundo — e em uma parceria internacional para proteger idosos em desastres. Tem experiência em promoção, proteção e programação da saúde, com o objetivo de melhorar os direitos dos idosos.

Laura Machado

Diretora-executiva da InterAGE Consultoria em Gerontologia Ltda., é gerontóloga pela SBGG e tem mestrado em psicologia pela PUC-RJ. Foi idealizadora e diretora executiva do Instituto de Gerontologia da Universidade Cândido Mendes. Atua internacionalmente como representante da International Association of Gerontology and Geriatrics (IAGG) na ONU e é membro do conselho diretor da ONG HelpAge International.

Ana Amélia Camarano

Pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e coordenadora de Estudos e Pesquisas de Igualdade de Gênero, Raça e Gerações, da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc). É doutora em Estudos Populacionais pela London School of Economics e pós-doutora pela Universidade de Nihon, no Japão e tem como principal linha de pesquisa a demografia, com ênfase em envelhecimento populacional e arranjos familiares.

Dia 2/12 – Sessão conjunta ILC Brasil e ILC UK (Reino Unido)

Programação 

17:00    Introdução – Alexandre Kalache, presidente ILC-BR

17:10    Recalibrating Ageing: What does the future of ageing look like? (Recalibrando o envelhecimento: como será o futuro do envelhecimento?, em tradução livre) – Nancy Kelley (Sotnewall). Kate Jopling (Policy ad Strategy Consultant). Barbara Burton (BehindBras). Sophia Kleanthous (Chronic Campaigner). Marianne Waite (Govemment Disability Ambassador) e Alexandre Kalache (ILC-BR)

17:55    This is not OK: Challenging discrimination in an increasingly diverse world (Isso não está certo: desafiando a discriminação em um mundo cada vez mais diverso, em tradução livre) –  Ashton Applewhite (autora e ativista)

18:10    Keynote (Palestra, em tradução livre) –  Elizabeth White (autora e ativista)

18:25    Looking beyond the horizon: The international debate and what happens next (Olhando além do horizonte: Debate internacional e o que vem por aí, em tradução livre)

18:55    Agradecimento aos parceiros institucionais

Palestrantes 

Nancy Kelly

CEO da Stonewall, instituição de caridade para os direitos da população LGBT no Reino Unido, sendo a maior organização de direitos LGBT da Europa. Nancy é uma defensora da justiça social e igualdade.

Kate Jopling

Consultora de política e estratégia, com experiência em trabalho voluntário em áreas como saúde, cuidado e envelhecimento. Em sua trajetória de atuação, foi diretora do Centro Internacional de Longevidade do Reino Unido (ILC UK), da Campanha para Acabar com a Solidão e foi relações públicas da Help The Aged (atual Age UK).

Barbara Burton

CEO da BehindBras, empresa britânica que empodera presas e egressas para que desenvolvam habilidades através de carreiras com sentido e inspiração. Barbara é ex-presidiária e fez da sua história de vida o início de sua carreira como empreendedora e defensora das mulheres que têm dificuldade de encontrar um emprego após a passagem pela prisão.

Sophia Kleanthous

Gerente de campanhas do Chartered Insurance Institute, órgão profissional do setor de seguros do Reino Unido. Tem trabalhado em campanhas e políticas com ONGs britânicas que trabalham com assistência social, deficiência, desenvolvimento internacional e saúde global.

Marianne Waite

Diretora de design inclusivo da Interbrand, consultoria global de branding. Em 2016, ela fundou a Think Designable, uma agência coletiva de liderança inovadora, com o objetivo de melhorar o relacionamento da sociedade com a deficiência e o envelhecimento, promovendo o desenvolvimento e a comunicação inclusivos de produtos e serviços.

Ashton Applewhite

Influenciadora do envelhecimento, ativista do combate ao idadismo e uma das mulheres inspiradoras comprometidas com a mudança social, segundo a revista Salt. É autora de livros que tratam sobre o preconceito etário, como o livro This Chair Rocks: A Manifesto Against Ageism (Essa cadeira balança: um manifesto contra o idadismo, em tradução livre). Foi a primeira pessoa a ter quatro livros simultaneamente no ranking dos best-sellers do jornal norte-americano The New York Times.

Elizabeth White

Autora e defensora de soluções pró-envelhecimento para idosos em situação de insegurança financeira e de trabalho. Em um ensaio publicado nas redes sociais, White descreveu sua própria situação financeira e a de vários colegas da mesma idade. Com a repercussão e os muitos relatos de pessoas que se viam na mesma situação, ela escreveu o livro 55, Underemployed, and Faking Normal  (55, subempregada e fingindo normalidade, em tradução livre), para mostrar como muitos norte-americanos estavam experimentando a mobilidade econômica descendente na velhice.

Dia 9/12 – Desenvolvendo uma cultura de cuidado 

Programação 

17:00    Início do evento

17:05    Manoel Peres, presidente da Bradesco Saúde e Mediservice  

17:10    Introdução –  Alexandre Kalache, presidente  ILC-BR

17:20    Debra Whitmann, vice-presidente, AARP; Co-Chair Global Future Council, World Economic Forum, Genebra

17:30    Mônica Perracini, Unicid, São Paulo, Consultora OMS,  ILC-BR

17:35    Fernando Aguzzoli, jornalista, escritor, Porto Alegre, ILC-BR

17:40    Eberhart Portocarrero Gross, médico de família, ILC-BR

17:45    Fernando Genaro, psicanalista, Belo Horizonte, ILC-BR

17:50    Gil Sant’Anna, especialista em mindfulness e neurociência, ILC-BR

17:55    Sessão interativa – Perguntas e respostas

18:35    Comentários Finais de expert internacional; professor Kiran Rabheru, Universidade de Ottawa, ILC Canada

18:45    Take home messages de experts nacionais associados ao ILC-BR: Claudia Burlá, Cuidados Paliativos, SBGG e Manoel Peres, Bradesco Seguros

18:55    Agradecimento aos parceiros institucionais e encerramento

Palestrantes 

Manoel Peres

Presidente da Bradesco Saúde e Mediservice.

Debra Whitmann

Vice-presidente da American Association of Retired Persons (AARP), nos Estados Unidos, ela é uma autoridade em questões de envelhecimento, com vasta experiência em formulação de políticas nacionais, pesquisa nacional e internacional e processo político. Economista de formação, ela busca estratégias para resolver problemas que afetem a segurança econômica e sanitária, além de outras questões relacionadas ao envelhecimento da população.

Monica Perracini

Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) com atuação em envelhecimento, fragilidade, funcionalidade e quedas. É consultora da OMS no Global Network on Long-term Care (Rede Global de Cuidados a Longo Prazo, em tradução livre), que aconselha a instituição a criar modelos de cuidado a longo prazo equitativos e sustentáveis para pessoas idosas com foco na otimização da capacidade funcional para um envelhecimento saudável.

Fernando Aguzzoli

Jornalista e escritor, é conhecido como O Neto nas redes sociais pela sua dedicação no cuidado com a avó Nilva, que tinha Doença de Alzheimer. Ele trouxe a sua experiência e falou sobre a importância da Intergeracionalidade em um episódio do podcast Comece agora.

Eberhart Portocarrero Gross

Médico de família e comunidade. Trabalhou em Tabatinga, município no interior do Amazonas, e desde 2015 é médico na Clínica da Família Maria do Socorro Silva e Souza, na Rocinha, Rio de Janeiro, onde também é responsável pela preceptoria de graduandos de medicina e residentes em MFC. É ponto focal do ILC em atenção primária à saúde e medicina de família e comunidade.

Fernando Genaro

Psicanalista e pesquisador em Belo Horizonte, doutor em Psicologia Clínica pela USP, idealizador do Serviço de Psicologia do Centro de Referência do Idoso (CRI-Norte, São Paulo)​.

Gil Sant’Anna

Formado em Matemática Aplicada a Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e atualmente mestrando do programa de Engenharia da Computação pela UFRJ. Tem especialização em Cultivo de Compaixão pela Universidade de Stanford e em Neurociências e Mindfulness pela King’s College London. É o criador do Programa de Atenção e Resiliência Acadêmica, o primeiro programa de habilidades socioemocionais para universitários e pós-graduandos da América Latina. Também é membro do Global Shapers (iniciativa do Fórum Econômico Mundial) e da UNESCO MGIEP.

Kiran Rabheru

Professor titular de psiquiatria na Universidade de Ottawa (Canadá), com certificação em psiquiatria geriátrica. É diretor médico do Programa de Psiquiatria Geriátrica, Programa Eletroconvulsivo (ECT), bem como da Equipe de Apoio Comportamental no Hospital de Ottawa.

Claudia Burlá

Médica geriatra com certificação em cuidados paliativos e Ph.D. em Bioética. É sócia-fundadora da Academia Nacional de Cuidados Paliativos e desde 2010 membro titular da Academia de Medicina do Rio de Janeiro.

Complementary Content
${loading}