Z7_MPD81G80POKE40Q6UH34NG3002

Dia Internacional do Autocuidado: a chave para viver mais e melhor

Você está cuidando bem de si mesmo? Aproveite a data para fazer essa reflexão e conferir nossas dicas de autocuidado.

Dia Internacional do Autocuidado: a chave para viver mais e melhor

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu 24 de julho como o Dia Internacional do Autocuidado,  uma data simbólica para lembrar as pessoas que cuidar de si próprias é uma tarefa que pode ser praticada "24 horas por dia, 7 dias por semana".  Afinal, todos nós temos um papel fundamental na promoção e manutenção do nosso bem-estar. Segundo a OMS, “o autocuidado nos capacita a sermos agentes ativos na nossa própria saúde, colocando-nos no centro das atenções.” E quando falamos de saúde aqui estamos falando numa vida saudável em diversos aspectos: físico, emocional, mental e social. 

É importante lembrar-nos que estamos vivendo mais. A Longevidade é um ganho para a humanidade, porém queremos aproveitar os anos que o avanço da ciência nos trouxe da melhor forma possível, por isso o autocuidado é fundamental. 

DICAS DE AUTOCUIDADO

Aqui vão algumas dicas de autocuidado baseadas em informações da OMS e do Ministério da Saúde.

1.    Mova-se!

Não importa a idade, exercitar-se faz bem para o corpo, o coração, a mente e até melhora o humor. Atividades físicas são benéficas em todas as idades. No caso de adultos entre 18 e 64 anos, os exercícios protegem o sistema cardiovascular, ajudam a manter a pressão sanguínea em níveis adequados,  melhoram a saúde mental, fortalecem a cognição e melhoram o sono. 
Se você está há muito tempo parado, não precisa sofrer. Comece com uma caminhada ou invista no seu esporte favorito. A OMS recomenda de 150 a 300 minutos de atividade física moderada por semana. O importante é sempre ter em mente  que qualquer atividade é melhor do que nenhuma. 
Na matéria Atividade física para todas as idades: dicas e benefícios, você vai saber o que é recomendado para cada fase da vida.

2.    Cultive amizades

Estabelecer e manter vínculos afetivos é um dos pilares que mais influenciam positivamente o nosso bem-estar. A questão é tão séria que a Organização Mundial de Saúde lançou a Comissão de Conexão Social para promover estratégias de combate à solidão em todo o mundo. E a Ciência assina embaixo, saiba mais sobre na matéria A importância das amizades para a longevidade.

3.    Invista em hobbies

Quanto tempo do seu dia a dia você reserva para as atividades que te dão prazer? Vale pintura, jardinagem, jogos e até voluntariado. 
Um estudo publicado pela revista científica Nature Medicine, realizado em 16 países, acompanhou por, pelo menos 4 anos, 93 mil pessoas com 65 anos ou mais que mantinham um hobby. Elas relataram terem melhorado a saúde, se sentirem mais felizes, com menos sintomas de depressão e mais satisfeitas com a vida; em relação a um grupo da mesma faixa etária que não tinha hobby. Veja mais benefícios de um hobby na matéria Como um hobby pode melhorar as relações?

Na visão do psiquiatra norte-americano, Gregory Scott Brown, autor do livro Os Cinco Pilares do Autocuidado, nem sempre é simples implementar práticas que dão prioridade ao nosso bem-estar, mas é com elas que podemos alcançar “uma vida linda, repleta de propósito, equilíbrio, contentamento e esperança”.

Então, lembre-se que se colocar em primeiro lugar é investir na longevidade em seu sentido mais pleno: viver mais e melhor. O você de amanhã agradece.

Z7_MPD81G80P0JIE0QLG5MKSBHBH1
Complementary Content
${loading}