Z7_MPD81G80POKE40Q6UH34NG3002

Como nos conectamos e enfrentamos a pandemia? Com memes

As piadas e bobagens que nascem na internet têm sido a válvula de escape da intensidade e realidade vivida nos últimos tempos

Como nos conectamos e enfrentamos a pandemia? Com memes

Há algum tempo, os memes são o recurso utilizado para as pessoas se divertirem na internet. Uma frase engraçada dita por alguém, uma pose diferente para uma foto, brincadeiras que se espalham rápido, grupos em que as pessoas ficam trocando imitações... tudo pode virar meme.

Em 2020, o ano em que a pandemia do novo coronavírus atingiu o mundo, e em 2021, os memes seguem em alta. Agora não somente para divertir, mas também para conectar pessoas que tiveram de se distanciar para tentar conter a contaminação pela Covid-19.

É a essa conclusão que chega um artigo para o site da rede de televisão norte-americana CNN. “A intensidade deixou as pessoas ansiosas por momentos de “bobeira”, como entrar em um espaço virtual onde possam se conectar em torno de algo simples ou bobo”, diz a publicação.

Quem vive conectado — e convenhamos, ficamos ainda mais conectados neste um ano e pouco de pandemia — os memes chegam aos montes, por todos os lados. E, certamente, você deu muita risada de algo que recebeu (um vídeo, um trocadilho, uma figurinha no WhatsApp), ou então quis participar de algum movimento que aconteceu nas redes sociais.

À CNN, Isra Ali, professora de mídia, cultura e comunicação da Universidade de Nova York explicou como a quantidade de eventos tensos e intensos — como a pandemia, protestos e eleições — contribuiu para essa “sede” por consumir nada mais do que um monte de bobeira. “Os fatos vividos em 2020 nos forçaram a examinar e pensar sobre quem somos o tempo todo, e quem somos no relacionamento uns com os outros”, disse a especialista. “Apenas estar juntos em um ambiente on-line e ficar lá sem ter o que pensar é um alívio”, completou.

“Se todo mundo está postando uma dança engraçada do TikTok (a rede social que ganhou destaque em 2020) ou uma ideia divertida e você também pode participar, você se conecta a todas essas pessoas e é parte de algo maior que você mesmo”, disse à CNN a professora de psicologia Shira Gabriel.

Aqui no Brasil não foi diferente: o intenso ano de 2020 impulsionou a busca por baboseiras. No fim de 2020, o jornal O Globo e o site TechTudo fizeram uma retrospectiva para lembrar os principais memes daquele ano. Imagens, montagens sem qualquer compromisso estético, vídeos e muita criatividade ajudaram, de alguma maneira, a fazer com que o ano passasse um pouquinho menos pesado e distante.

Z7_MPD81G80P0JIE0QLG5MKSBHBH1
Complementary Content
${loading}