Z7_MPD81G80POKE40Q6UH34NG3002

Como tratar abscessos dentários

Os primeiros sintomas de um abscesso dentário são o mau hálito e o gosto amargo na boca - ambos causados pelo pus, gerado com o acumulo de bactérias no dente ou gengiva.

Como tratar abscessos dentários

A infecção na gengiva, também conhecida como gengivite, é a doença periodontal mais conhecida. Entretanto, ela é um estágio inicial de inflamação e, se não tratada, pode evoluir e tornar-se um abscesso dentário.


Podemos dividir a doença em dois tipos: abscesso periodontal, no qual há acúmulo de pus na gengiva, causado por uma infecção bacteriana; e abscesso periapical, quando a infecção se dá na raiz do dente, normalmente provocada por uma cárie ou por uma inflamação após quebra ou ruptura de um dente.

 

Sintomas do abscesso dentário

Os primeiros sintomas de um abscesso dentário são o mau hálito e o gosto amargo na boca - ambos causados pelo pus, gerado com o acumulo de bactérias no dente ou gengiva.

É importante frisar que a formação de abscessos ocorre quando a infecção já está em estado avançado, portanto também pode provocar dor e inchaço na região. Caso não seja tratado, o problema pode atingir outros dentes e até mais regiões da face. 

Outros pontos de atenção são: aumento na sensibilidade ao consumir alimentos quentes ou frios, dor ao mastigar, devido à fragilidade da raiz do dente. Em casos mais graves, febre, enjoos, diarreia e calafrios também podem ser percebidos.
 

Como tratar a infecção no dente e gengiva

O dentista especializado em periodontia ou edodontia são os profissionais mais indicados para identificar o problema e realizar o melhor tratamento para cada caso e gravidade da infecção. 

Normalmente, é realizado uso de antibióticos para eliminar as bactérias. Além disso, os remédios podem ser associados à drenagem e à raspagem da gengiva, tratamento de canal ou até mesmo extração do dente afetado.

 

Prevenção para evitar as infecções

Para pacientes que já sofreram com o problema e para aqueles que nunca precisaram realizar esse tratamento, a prevenção é sempre indicada. Usar fio dental diariamente e realizar uma boa escovação após as principais refeições ajuda a evitar cáries e a gengivite.

Também é recomendado visitar o dentista a cada seis meses para que um problema evolua e se torne uma doença periodontal. Com os planos odontológicos da Bradesco Dental, você pode fazer limpeza, restauração e tratamentos de gengiva para cuidar da sua saúde bucal.

Contrate Seguro Dental

Z7_MPD81G80P0JIE0QLG5MKSBHBH1
Complementary Content
${loading}