Z7_MPD81G80POKE40Q6UH34NG3002

8 perguntas interessantes para puxar assunto

Quer quebrar o gelo e iniciar uma conversa? Saiba quais as perguntas ideais para descobrir interesses em comum e fazer novos amigos.

8 perguntas interessantes para puxar assunto

Quando somos apresentados a alguém em um contexto social ou profissional, a primeira pergunta que vem à tona é a tradicional "e o que você faz"? Só que essa pode não ser a melhor maneira de começar um papo interessante, que vá levar à descoberta de uma nova amizade ou parceria profissional.

Confira neste artigo algumas perguntas para puxar assunto e criar novos laços.

Como quebrar o gelo e estabelecer vínculos

Pesquisas sobre networking e psicologia apontam que a melhor maneira de estabelecer um vínculo duradouro com as pessoas é encontrar mais de um contexto que nos aproxime.

Ou seja, você vai ter mais afinidade com colegas de trabalho que também façam academia ou se interessem por seu livro favorito. Os sociólogos chamam isso de vínculos multiplex, que são mais enriquecedores, confiáveis e duradouros.

Simplesmente perguntar a alguém "o que você faz?" remete as pessoas a seu trabalho e limita as nossas chances de descobrir pontos em comum.

LEIA TAMBÉM: 6 maneiras de ser mais gentil com as pessoas

Perguntas para começar uma conversa

Para evitar o "lugar comum", que tal começar a conversa com outras perguntas?

Harvard Business Review sugere algumas questões mais intrigantes que podem ajudar a descobrir novos amigos e parceiros de trabalho multiplex.

O que mais te empolga atualmente?

Uma boa maneira de quebrar o gelo, a pergunta abre um leque de possibilidades de respostas. Tem gente que vai falar de trabalho, mas também tem quem vá falar dos filhos, de um hobby ou de um plano de viagem de férias.

Assim fica mais fácil entender se essa pessoa tem interesses que se conectam aos seus.

O que você está ansiosamente esperando?

É uma pergunta semelhante à anterior, mas que permite olhar para o futuro e criar respostas mais surpreendentes e criativas.

Qual foi a melhor coisa que te aconteceu neste ano?

Um exercício semelhante ao anterior, dessa vez olhando para o passado e avaliando que resultados a pessoa colheu de seus planos e de seus esforços.

Onde você cresceu?

É um modo de descobrir de onde vem a pessoa, saber mais sobre sua infância e abrir caminho para que ela conte sua história. De repente, vocês descobrem que têm amigos e até familiares em comum.

O que você faz para se divertir?

Melhor maneira de evitar uma resposta sobre trabalho, também aumenta as chances de descobrir gostos e interesses em comum com quem você acabou de conhecer.

Quem é seu super-herói favorito?

Supondo que a pessoa tenha um, a resposta gera boas discussões não sobre o personagem, e sim sobre as razões que levaram a essa escolha - essas, sim, permitem enxergar um vínculo durante a conversa.

Você colabora com algum projeto social?

Outro modo de conhecer um lado da pessoa que geralmente não é visto pelos outros: explorar se ela faz trabalho voluntário ou doa dinheiro para colaborar com as causas em que acredita.

Qual é a coisa mais importante que eu devo saber sobre você?

Essa é um convite à autorreflexão, e permite uma boa variedade de respostas que podem desembocar em uma conversa interessante. Como ela pode soar direta demais, é melhor ser feita quando o contexto favorecer.
 

Z7_MPD81G80P0JIE0QLG5MKSBHBH1
Complementary Content
${loading}