Z7_MPD81G80PGFT30Q9NEAVMM0GM0
Z7_MPD81G80P8FJ306A5NV2RK0QI7
Z7_MPD81G80P0LHE06K07GRUA16U7
Z7_MPD81G80P0LHE06K07GRUA16P5

Governança e transparência do Grupo Bradesco Seguros

Para responder às constantes transformações econômicas, sociais e ambientais, o Grupo Bradesco Seguros conta com uma estrutura robusta de governança de Sustentabilidade, integrada à gestão de riscos e aos negócios. Com profissionais de diferentes expertises e níveis hierárquicos, a estrutura permite implementar a Estratégia de Sustentabilidade, fazendo com que as discussões e decisões sobre o tema sejam institucionalizadas nas diversas áreas.

Z7_MPD81G80POBK506QTCC6UO1L94

Conselho de Administração da BradSeg Participações S.A.

O Conselho de Administração da Bradseg Participações S.A. fixa a orientação estratégica da Sociedade, buscando, constantemente, alinhar o planejamento estratégico Societário aos aspectos sociais, ambientais e climáticos, seguindo as melhores práticas de governança corporativa da Sociedade. Reúne-se semestralmente para o acompanhamento da performance de Sustentabilidade.

Z7_MPD81G80POBK506QTCC6UO1L54

Comitê Diretor

Composto pelos Diretores Presidentes das empresas do Grupo Bradesco Seguros e o Diretor Executivo. Tem a atribuição de definir a estratégia de Sustentabilidade e assessorar o Conselho de Administração no desempenho de suas atribuições relacionadas ao fomento dessa estratégia, conciliando as questões de desenvolvimento econômico com as de responsabilidade social, ambiental e climática.

Reúne-se semestralmente para condução das principais decisões, aprovação de planos e metas, e acompanhamento da implementação das diretrizes sociais, ambientais e climáticas, sempre de forma integrada aàs demais políticas da Instituição.

É responsável por propor recomendações ao conselho de administração sobre o estabelecimento e a revisão da Política de Sustentabilidade por avaliar o grau de aderência das ações implementadas e por manter registros das recomendações relacionadas à Política de Sustentabilidade da Bradseg Participações S.A.

Z7_MPD81G80PGFT30Q9NEAVMM0GM3

Comissão de Sustentabilidade da Bradseg Participações S.A

Esta Comissão é composta pelos Diretores Presidentes das empresas do Grupo Bradesco Seguros, Diretores Executivos e os Gestores de diversas áreas e empresas do Grupo e tem como responsabilidade propor planos e ações que promovam a aplicação das melhores práticas e do avanço no desempenho ASG da Companhia, conforme o Regimento da Comissão de Sustentabilidade da Bradseg Participações S.A. 

As atribuições e ações da Comissão devem, necessariamente, estar alinhadas à Política de Sustentabilidade da Bradseg Participações S.A e à Política de Responsabilidade Socioambiental e Climática da Organização Bradesco, além de normas internas que regem o assunto e outras regulamentações e legislações aplicáveis.

Com reuniões bimestrais, é o fórum responsável por propor iniciativas e assessorar as decisões do Comitê, operacionalizando a implementação da estratégia social, ambiental e climática nos departamentos.
 

Z7_MPD81G80P8KP606KRJGJBQ2KA4

Política de Sustentabilidade da Bradseg Participações S.A

Reforçando nosso compromisso com a Governança e fortalecendo a agenda de Sustentabilidade da Bradesco Seguros, divulgamos a Política de Sustentabilidade do Grupo Bradesco Seguros.

Política de Sustentabilidade do Grupo Bradesco Seguros

Z7_MPD81G80P0I4506OCSEABU1802

SUSEP Circular nº 666

A SUSEP publicou à Circular SUSEP nº 666 (de 27 de junho de 2022), que dispõe sobre requisitos de sustentabilidade a serem observados pelas sociedades seguradoras, entidades abertas de previdência complementar (EAPCs), sociedades de capitalização e resseguradores locais.

As determinações chegam para assegurar a efetiva integração da sustentabilidade e a absorção de seus riscos pelo setor de seguros, em especial os de impacto climáticos. Estes requisitos visam também estimular o uso dos conceitos de sustentabilidade nas tomadas de decisão - favorecendo o desenvolvimento de soluções inovadoras, a melhoria do desempenho operacional e o aproveitamento de outras oportunidades. 

Além disso, buscam promover a divulgação de informações das supervisionadas sobre o assunto, facilitando a utilização pelas partes interessadas. 
 

 

Z7_MPD81G80PGFT30Q9NEAVMM0841

Estrutura de gestão de riscos

O Grupo Bradesco Seguros conta com estrutura própria de gestão de riscos e tem como principal objetivo garantir a existência de método formal de gerenciamento de riscos e estabelecer processos, metodologias e ferramentas para identificar, avaliar, mensurar, tratar e monitorar os riscos aos quais está exposto. Está inserido nesse contexto o índice de solvência, que contempla os riscos regulatórios, como os de subscrição, operacional, mercado e crédito - além do cálculo de capital mínimo requerido.

Como parte desse processo, anualmente é realizado o cálculo de Buffer de Capital por meio do Teste de Estresse - realizado em cada parcela de capital através de desvios observados nas principais variáveis tanto de seguro como econômica. Além disso, são considerados cenários de complementação de capital, como perdas decorrentes dos riscos catastróficos das empresas Bradesco Auto/RE, Bradesco Saúde e Bradesco Vida e Previdência, risco cibernético, margem estratégica e outros cenários de riscos não regulados. Esse exercício visa garantir um excedente de capital ao montante regulatório alinhado ao Apetite de Riscos da Organização.

Z7_MPD81G80P0LHE06K07GRUA16N2
Banner Teste

Engajamento com as partes interessadas

Engajando clientes, funcionários, comunidade e demais partes interessadas, procuramos fortalecer a responsabilidade social no negócio, valorizar o capital humano, estreitar relações e construir uma base sólida para a tomada de decisões.

Z7_MPD81G80PGFT30Q9NEAVMM0824

Principles for Sustainable Insurance - PSI

Fomos uma das primeiras seguradoras brasileiras a integrar, em 2012, o grupo signatário dos Princípios para a Sustentabilidade em Seguros, também denominado PSI (Principles for Sustainable Insurance).

O PSI é um compromisso voluntário estabelecido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - Iniciativa Financeira (UNEP-FI), que tem como objetivo fomentar o engajamento da indústria global de Seguros para o desenvolvimento sustentável de suas atividades. 

Desde que passou a integrar os PSI, o Grupo Bradesco Seguros procura desenvolver ações que promovam o crescimento sustentável dos negócios de acordo com os princípios vigentes.

Os quatro mandamentos dos PSI são:

Z7_MPD81G80P0JIE0QLG5MKSBHLU6

PSI 1

Incluiremos em nosso processo de tomada de decisão questões ambientais, sociais e de governança que sejam relevantes para nossa atividade em Seguros.

PSI 2

Trabalharemos em conjunto com nossos Clientes e parceiros comerciais para aumento da conscientização sobre questões ambientais, sociais e de governança, gerenciamento de riscos e desenvolvimento de soluções.

PSI 3

Trabalharemos em conjunto com governos, órgãos reguladores e outros públicos estratégicos para promover ações amplas na sociedade sobre questões ambientais, sociais e de governança.

PSI 4

Demonstraremos responsabilidade e transparência divulgando com regularidade, publicamente, nossos avanços na implementação dos princípios.

Z7_MPD81G80PGFT30Q9NEAVMM0890

Conheça o relatório de iniciativas e destaques do Grupo Bradesco Seguros em 2021, que disponibilizamos no site da UNEP-FI. Ao longo do Relatório, apresentamos as nossas ações e iniciativas relacionadas aos pilares estratégicos de sustentabilidade do Grupo, aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Global Reporting Iniciative (GRI).

No site, também é possível acessar as edições dos anos anteriores.

- Relatório PSI Bradesco Seguros 2021 - Versão em inglês
- Relatório PSI Bradesco Seguros 2021 - Versão em português

 

Z7_MPD81G80P8EE006O8AIJU30064

Task Force on Climate - Related Financial Disclosures (TCFD)

Desde maio de 2022, passamos a integrar o compromisso Task Force on Climate Related Financial Disclosures (TCFD), sendo a primeira a seguradora de capital nacional e a segunda da América Latina. 

A Força-tarefa estruturou suas recomendações em torno de quatro áreas temáticas que representam os elementos centrais das operações das organizações: governança, estratégia, gestão de riscos e métricas e metas.

As quatro recomendações gerais são sustentadas por divulgações recomendadas que formam um conjunto de informações que ajudarão os stakeholders a entenderem como as organizações avaliam riscos e oportunidades relacionados às mudanças climáticas.

O objetivo das recomendações da TCFD, é contribuir para um melhor entendimento e precificação dos riscos climáticos, favorecendo uma alocação mais eficiente de capitais e prevenindo ajustes abruptos que poderiam resultar em ruptura no sistema financeiro.

Elementos Centrais das Divulgações Financeiras Recomendadas Relacionadas às Mudanças Climáticas

Governança

A governança da companhia sobre riscos e oportunidades relacionados às mudanças climáticas.

Estratégia

Os impactos reais e potenciais de riscos e oportunidades relacionados às mudanças climáticas sobre os negócios, a estratégia e o planejamento financeiro da organização.

Gestão de Riscos

Processo utilizado pela organização para identificar, avaliar e gerir os riscos relacionados às mudanças climáticas.

Métricas e Metas

Métricas e metas utilizados para avaliar e gerir riscos e oportunidades relevantes relacionados às mudanças climáticas.

Um dos elementos centrais das recomendações do TCFD é a governança da empresa em torno dos riscos e oportunidades às mudanças climáticas. 

  • Como o conselho supervisiona os riscos e oportunidades ao clima?
  • Qual o papel da administração na avaliação e gestão de riscos e oportunidades relacionados às mudanças climáticas?

Nossa atuação

No último ano revisitamos e fortalecemos a governança de sustentabilidade, integrando a pauta socioambiental e climática à gestão de riscos e aos negócios, alinhados aos propósitos e à estratégia do Grupo Bradesco Seguros.

A gestão existente para riscos e oportunidades relacionados à Sustentabilidade está sendo revisitada para integrar a Circular SUSEP nº 666 e as recomendações da Task Force on Climate - Related Financial Disclosures (TCDF), que passarão por processos de melhoria contínua de revisão de nosso portfólio de produtos e serviços, onde levamos em consideração fatores socioambientais e climáticos na avaliação e manutenção das soluções, ajudando-nos a identificar e mitigar potenciais impactos indiretos de nosso portfólio.

O processo de implantação das recomendações seguirá pelos próximos dois anos e passará por procedimentos de melhoria contínua. 

A identificação dos riscos relacionados às Mudanças Climáticas será realizada de acordo com as recomendações do TCFD, onde serão definidos tanto os riscos físicos quanto os riscos de transição. Serão identificados os riscos físicos resultantes das mudanças climáticas, que podem ser motivados por eventos (riscos físicos agudos) ou por mudanças de longo prazo (riscos físicos crônicos) nos padrões climáticos. Em relação aos riscos de transição para uma economia de baixo carbono, serão considerados os Riscos de Política e Legais, Risco Tecnológico, Risco de Mercado e Risco de Reputação. Para os Riscos de Política e Legais, serão analisadas tanto políticas que buscam restringir ações que contribuem para os efeitos adversos das mudanças climáticas, quanto as políticas que buscam promover a adaptação às mudanças climáticas; além de riscos de litígio e legais.
 

Z7_MPD81G80POKJ406KGG9HRC1IH3

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Nós também temos um compromisso voluntário com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte da Agenda 2030, e foram estabelecidos pela ONU no formato de um plano de ação global para eliminar a pobreza extrema e a fome, oferecer educação de qualidade ao longo da vida para todos e todas, proteger o planeta e promover sociedades pacíficas e inclusivas até 2030. 

Dentre os 17 objetivos, nós priorizamos sete.

São eles:

•    Educação de qualidade (ODS4);
•    Igualdade de Gênero (ODS5)
•    Trabalho de Descente e crescimento econômico (ODS8)  
•    Indústria, Inovação e Infraestrutura (ODS9)
•    Redução de Desigualdades (ODS10)
•    Ação contra a mudança global do clima (ODS13) e
•    Saúde e bem-estar (ODS3) 
 

Z7_MPD81G80PGFT30Q9NEAVMM0850

Índices de Sustentabilidade

Atualmente, há uma crescente tendência mundial dos investidores em reconhecer as empresas que são socialmente responsáveis, sustentáveis e rentáveis para a aplicação de seus recursos - considerando a geração de valor para o acionista no médio e longo prazo. O atendimento a tais requisitos (em índices) atesta o preparo das organizações diante dos riscos econômicos, sociais e ambientais.

Índice de Sustentabilidade Empresarial – (ISE) e Dow Jones Sustainability Index – (DJSI)

O Grupo Bradesco Seguros contribui com as respostas aos índices de sustentabilidade, como o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bolsa de Valores de São Paulo e o Dow Jones Sustainability Index (DJSI) da Bolsa de Nova York - uma vez que as práticas de sustentabilidade são igualmente importantes na avaliação dos investidores.

Global Reporting Iniciative – (GRI) e Relatório Integrado

Todas as empresas do grupo segurador (Bradesco Saúde, Bradesco Auto/RE, Bradesco Capitalização, BSP Empreendimentos Imobiliários, Bradesco Vida e Previdência) e demais áreas da holding estão envolvidas no processo, disponibilizando conteúdo para o Relatório Integrado da Organização (documento que reúne as principais práticas, resultados e desafios da empresa ao longo do ano e sua visão estratégica para o futuro), em sintonia com as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) e do International Integrated Reporting Council (IIRC).

Acesse o Relatório Integrado da Organização Bradesco

Carbon Disclosure Project – CDP

Os dados de ecoeficiência são utilizados pelo Carbon Disclosure Project (CDP), organização sem fins lucrativos que divulga e gerencia os impactos ambientais, reportando os dados das organizações relacionados à gestão de mudanças climáticas para investidores.

O CDP é um importante mecanismo para informar as estratégias de governança climática para os investidores e demais públicos interessados - tendo em vista o crescente interesse, principalmente dos investidores, nos temas climáticos para avaliar seus investimentos de médio e longo prazo.
 

Z7_MPD81G80PG11F0QRIN72DU3G31

Processo de integração das Questões ASG à Análise e Gestão de Ativos

Os aspectos AGS e de mudanças climáticas podem ser entendidos como um conjunto de regras que visam favorecer o investimento em companhias que adotam (em suas atividades ou através de projetos) políticas de responsabilidade socioambiental. Neste contexto, consideramos os seguintes critérios na análise das empresas durante o processo de integração dos aspectos AGS e de mudanças climáticas:

  • Levantamento de informações com aspectos ambientais, sociais, governança e de mudanças climáticas de cada empresa; 
  • Análise do direcionamento estratégico, disponibilizado na estrutura de materialidade; 
  • Criação de lista de indicadores de bandeira vermelha: acompanhamento ativo de títulos de alto risco com relação aos requisitos ASG estabelecidos em Norma;
  • Consulta às informações disponibilizadas em canais especializados com dados financeiros tradicionais e fatores ASG e de Mudanças Climáticas. 

A adoção aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI) fortalece a nossa governança quanto à inclusão dos aspectos ASG e de Mudanças Climáticas no processo de desenvolvimento de novos produtos e serviços e na tomada de decisão de investimentos. 
 

Complementary Content
${loading}