O caminho da longevidade com Marcia Castro, ouça na sua plataforma de áudio preferida.

Como é que você está planejando a sua longevidade? Se já começou ou ainda vai começar (lembre: nunca é tarde demais, mas quanto antes melhor), existe algo que precisa ser levado em conta: como será, provavelmente, o mundo que você vai encontrar?

Por isso a demografia tem um papel importante na construção dessa longevidade (da nossa própria vida e da sociedade em que vivemos). Com o apoio desses dados, conseguimos entender as mudanças pelas quais o nosso mundo está passando e ter elementos suficientes para começar a montar o caminho pelo qual queremos passar.

Para falar sobre demografia e saúde pública (acredite, essas duas áreas de conhecimento andam lado a lado), convidamos a demógrafa Marcia Castro para participar do Comece agora. Ela é professora de demografia e chefe do Departamento de Saúde Global e População na Faculdade de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos.

Em 2021, ela mostrou que a pandemia gerou um impacto de quase dois anos na expectativa de vida média do brasileiro, o que interromperia uma sequência de ganhos de anos de vida que registramos há muito tempo. O IBGE, que é quem dá o caráter oficial, tradicionalmente divulga o número da expectativa de vida em novembro. Em 2019, o número mais recente divulgado pelo órgão, a expectativa de vida era de 76,6 anos.

A boa notícia é que isso é reversível. Porém, pode levar um pouquinho de tempo.

Ouça agora o episódio que está disponível nas seguintes plataformas de áudio: SpotifyDeezer, Apple PodcastsGoogle Podcasts e SoundCloud.

Você também pode ouvir nessas plataformas os outros episódios do Comece agora. Aproveite e siga nosso perfil para ficar sempre por dentro de assuntos que vão impactar a construção da qualidade de vida longeva.

Complementary Content
${loading}