Austrália
Para entrar na Austrália, você precisa:
- Passaporte válido por pelo menos seis meses (contados a partir da data de saída do país);
- Visto;
- Comprovante de Vacinação (CIVP) com vacinação contra febre amarela comprovada.
Para emitir um visto australiano, o indicado é fazer com bastante antecedência e somente depois de comprar as passagens.
Existem vários tipos de vistos para a Austrália e as exigências variam com o perfil do visitante e tipo de visto. Exames de saúde e perfil, por exemplo, podem ser solicitados. Um visto para turista básico dá direito a permanecer na Austrália por até 12 semanas.
Dirigindo na Austrália
No país, é válida a Permissão Internacional de Direção (PID), para brasileiros poderem dirigir por lá. Ela deve ser emitida no Detran do estado em que a CNH foi feita, e terá o mesmo prazo de validade que a carteira nacional. Porém, ela não dura para sempre: o prazo máximo de validade para a PID na Austrália é de 1 ano.
Nova Zelândia
Os documentos para viajar para a Nova Zelândia são os mais fáceis de conseguir:
- Passaporte válido;
- Visto NZeTA omitido online.
A Nova Zelândia é um dos países que simplifica o processo de visto para brasileiros. É possível emitir um visto NZeTA em até 72 horas, em um processo simples, online e de baixo custo. O visto é válido por 90 dias. Também pode ser necessário apresentar passagem de ida e volta, comprovação financeira para a estadia e comprovante de reserva do hotel ou carta-convite.
Dirigindo na Nova Zelândia
Assim como na Austrália, na Nova Zelândia é válida a Permissão Internacional de Direção (PID), para brasileiros poderem dirigir por lá. Ela deve ser emitida no Detran do estado em que a CNH foi feita, e terá o mesmo prazo de validade que a carteira nacional. O prazo para utilização máxima é o padrão: 1 ano.
É importante ter em mente que os acordos entre países e regras podem mudar a qualquer momento. Por isso, é sempre importante buscar o consulado de cada país antes de viajar. Consulte a lista de consulados no Brasil.