Documentos e comprovações básicos:
- Passaporte (que permaneça válido por pelo menos três meses após o retorno);
- Vacinação contra a COVID-19 em dia;
- Seguro Viagem com cobertura de pelo menos 30 mil euros (comprovado pelo certificado de seguro);
- Comprovante de alojamento, aluguel de imóvel ou carta-convite;
- Comprovação financeira (quantia varia por país);
- Passagem de volta.
Você precisa saber
Atualmente, não é preciso visto para permanecer na Europa por menos de 90 dias. Se a ideia for permanecer mais tempo, é preciso buscar um visto adequado. Além disso, a partir de novembro de 2023 começa a valer o ETIAS ("Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagens" na sigla em inglês), que será um novo documento necessário para entrar em países europeus, inclusive para brasileiros.
Dirigindo na Europa
Para alugar um carro e conhecer o continente dirigindo é preciso garantir alguns documentos. Vários países europeus possuem acordo de reciprocidade com o Brasil, ou seja, eles aceitam a CNH brasileira normalmente. Segundo o DETRAN-SP, esses países são: Grécia, Inglaterra, Irlanda do Norte, Espanha, País de Gales e Portugal.
Outros países europeus também permitem a Permissão Internacional para Dirigir (PID), que é uma carteira de habilitação internacional. No Brasil, ela deve ser emitida no Detran do estado em que a CNH foi feita, e terá o mesmo prazo de validade que a carteira nacional. Os países que aceitam a PID são: Alemanha, Albânia, Áustria, Belarus (Bielo-Rússia), Bélgica, Bósnia-Herzegóvina, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Federação Russa, Finlândia, França, Geórgia, Holanda, Hungria, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Moldávia, Mônaco, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), República Checa, Romênia, San Marino, Sérvia, Suécia, Suíça e Ucrânia.
Não é possível usar a CNH brasileira e a PID nos países para sempre. A validade desses documentos varia em cada país, com prazo mínimo de 30 dias. Novamente, vale verificar os casos específicos.
Os acordos entre países e regras podem mudar a qualquer momento. Por isso, é sempre importante buscar o consulado de cada país antes de viajar. Consulte a lista de consulados no Brasil.