Diferente da Europa, onde a maioria dos países possui regras padronizadas, nos 3 países da América do Norte as exigências são diferentes.
EUA
Os documentos para viajar aos Estados Unidos são:
- Passaporte dentro da validade;
- Visto (retirado com bastante antecedência);
- Vacinação contra a COVID-19 em dia.
Não são itens obrigatórios para entrar no país, mas os agentes de imigração podem requisitar a passagem de retorno, comprovação financeira em dólares e comprovante de estadia (como as diárias de hotel ou uma carta-convite).
Seguro viagem não é um item obrigatório para viajar aos Estados Unidos, mas pode ser extremamente útil, já que os atendimento médico ou odontológico no país pode ter valores elevados. No caso de uma emergência, um seguro viagem cobre essas despesas.
Dirigindo nos EUA
Por causa do acordo de reciprocidade com o Brasil, não é preciso emitir um documento especial para dirigir nos EUA, já que a CNH brasileira é válida por lá, inclusive para alugar carros.
Vale dizer que a CNH brasileira é válida por até 180 dias apenas. Depois disso, é necessário buscar os departamentos de trânsito locais nos Estados Unidos para conseguir o documento adequado.
México
Para o México, os documentos para viajar são:
- Passaporte dentro da validade;
- Autorização eletrônica para entrada no México preenchida até 30 dias antes.
O governo mexicano recomenda que, para quem não conseguir uma autorização eletrônica via site, que entre em contato com o consulado para obtenção do visto.
Dirigindo no México
Assim como os Estados Unidos, o México possui acordo de reciprocidade com o Brasil. Ou seja, a CNH brasileira é válida para dirigir, bem como alugar carros, no país.
Na hora de alugar um carro, é importante ficar de olho se o seguro contra terceiros está na cobertura. Isso porque ele é obrigatório no México.
Canadá
Semelhante ao EUA, o Canadá também pede visto e outros documentos para viajar específicos:
- Passaporte válido;
- Visto canadense, que pode ser emitido online;
- Formulário ArriveCAN preenchido antes do embarque.
Se você possui um visto válido para os Estados Unidos ou já tirou visto para o Canadá nos últimos 10 anos, pode garantir um visto mais rápido e barato, o eTA ("Autorização Eletrônica de Viagem" na sigla em inglês). A emissão de vistos tradicionais tiveram o prazo de emissão alongado graças à COVID-19, então é importante pesquisar e se planejar com antecedência. Os documentos necessários para emissão do visto variam de acodo com a situação de quem vai viajar.
Dirigindo no Canadá
O Canadá, assim como os outros países da América do Norte, é um dos países com acordo de reciprocidade com o Brasil, ou seja, eles aceitam a CNH brasileira, assim como o Brasil aceita a carteira canadense. Contudo, a nossa CNH é válida apenas por alguns meses, e esse período varia para as diferentes províncias no Canadá, indo de três a seis meses.
Os acordos entre países e regras podem mudar a qualquer momento. Por isso, é sempre importante buscar o consulado de cada país antes de viajar. Consulte a lista de consulados no Brasil.