Z7_MPD81G80POKE40Q6UH34NG3002

Nunca é tarde para recomeçar

Filme da Netflix traz história real para mostrar que nunca é tarde para perseguir a carreira dos sonhos

Nunca é tarde para recomeçar

Não faltam histórias (reais e ficcionais) que nos mostram como nunca é tarde para perseguir nossos sonhos. O filme “The Forty-Year-Old Version”, lançado pela Netflix em 2020 e vencedor do prêmio de Melhor Direção de Drama no Film Festival Sundance, traz um bom exemplo disso. Baseado em uma história real, o filme mostra a frustração de Radha Blank como professora de teatro e seu desejo de se lançar como rapper.

Radha começou a vida com promessas de sucesso, ao ganhar o prêmio de Melhor Dramaturga - 30 antes dos 30. Mas sua vida profissional não seguiu como esperado: passou a dar aulas de teatro para adolescentes em uma escola e lutava para que uma de suas peças fosse finalmente produzida.

Sentindo que sua vida estava estagnada, ela começa a fazer rimas e colocar para fora o que estava guardado no peito - medos, frustrações, fracassos. Suas letras mostram como é ser uma mulher negra de meia idade na Nova York do século XXI. Assim, perto de fazer 40 anos, ela resolve se tornar rapper.

É difícil escapar da fatídica pergunta: ainda tenho idade para isso? Apesar das dúvidas e incertezas, acabamos percebendo que a idade é muito mais um impedimento psicológico do que real. Assim como mostra o filme “The Forty-Year-Old Version”, é possível se reinventar, mudar de carreira e começar algo novo independente da sua idade.

Algumas gerações para trás, o normal era que as pessoas tivessem a mesma profissão por toda a vida - muitas, inclusive, trabalhavam na mesma empresa por anos. Hoje, a realidade é bem diferente e a transição entre carreiras se tornou muito comum. Um estudo mostra que 53% dos brasileiros consideram mudar de emprego no próximo ano, por exemplo.

Entre as motivações estão principalmente a busca por mais qualidade de vida e salários mais altos. Sem dúvida, viver uma pandemia global faz com que as pessoas repensem suas vidas e revejam seus desejos e prioridades.

Por onde começar?

Fazer um planejamento sempre é um bom primeiro passo. Também é preciso autoconhecimento para entender se a mudança que você deseja está de fato alinhada com seu propósito de vida e objetivos de curto, médio e longo prazo.

Veja abaixo três dicas que podem ajudar nesse processo:

1. Entenda o mercado e onde você quer chegar.

Faça uma pesquisa sobre a área para a qual você deseja migrar, entenda como o mercado de trabalho funciona e como você pode se posicionar da melhor forma. Você pode buscar informações como: salário médio, requisitos exigidos e o que é valorizado no profissional da área, possibilidade de crescimento na carreira, etc.

2. Converse com pessoas que passaram por processos parecidos.

Essa troca de experiências pode ser fundamental. É uma maneira de entender na prática o que pode acontecer e antever possíveis desafios. Também pode ser interessante trocar ideias com pessoas que atuam na área em que você se interessa. Cursos e eventos são ótimos para esse tipo de networking.

3. Esteja disposto a se aventurar.

Talvez você não consiga o emprego dos sonhos logo de cara, e por isso deve estar preparado para subir um degrau de cada vez. Isso faz parte do processo e suas expectativas precisam estar alinhadas com essa possibilidade.

 

 

 

Z7_MPD81G80P0JIE0QLG5MKSBHBH1
Complementary Content
${loading}