Passar cerca de 2 horas por semana em contato com a natureza - em caminhadas, parques ou cuidando de plantas - ajuda a reduzir o estresse, melhora o humor e fortalece o bem-estar físico e mental.
Basta caminharmos por uma rua mais arborizada para nos sentirmos mais tranquilos; até um jardim bonito nos transporta para uma atmosfera de calma e contemplação.
Quando chegam as férias, podemos preferir montanha ou praia, mas o que buscamos mesmo é estar mais próximos da natureza. Intuitivamente, sabemos que o contato com ambientes naturais aumenta nosso bem-estar e os estudos também corroboram essa tese.
A PaRx – A Prescription for Nature – em tradução livre: Uma Prescrição de Natureza – é uma iniciativa canadense de profissionais de saúde, que têm o apoio de dezenas de entidades. Seu objetivo é ensinar médicos e outros profissionais da área a “receitar natureza”, incentivando pacientes a incorporar experiências ao ar livre em suas rotinas. É importante ressaltar que essas prescrições são baseadas em pesquisa científica.
Melissa Lem, diretora da PaRx, médica e pesquisadora da Universidade de British Columbia, afirma que há diversos estudos comprovando que o contato com a natureza contribui para a melhora da saúde em geral.
Em entrevista a um podcast, a doutora Lem citou o resultado de uma dessas pesquisas: se uma pessoa se sentar por 15 minutos em meio a uma floresta, em vez de um local urbano, seus níveis de cortisol caem, sua pressão arterial diminui e a variabilidade da sua frequência cardíaca também – todos marcadores de estresse.
Quando as pessoas passam a frequentar parques ou participar de trilhas, elas acabam se exercitando mais e ampliando suas relações sociais, o que já traria benefícios por si só; no entanto, incorporar essas práticas na natureza, potencializa os resultados. É o que garante a doutora Lem na matéria "Como cuidar de plantas ajuda a viver mais e melhor”, da BBC.
Um artigo publicado no portal científico Science Direct, que buscou desvendar os benefícios da jardinagem para a saúde, comparou 22 estudos publicados a partir de 2001 em, pelo menos, quatro continentes. As pessoas entrevistadas relataram ganhos como: menos sentimentos de depressão e ansiedade, redução de peso e maior senso de comunidade e satisfação com a vida.
Que é bom ficar em contato com a natureza, nós sabemos; mas qual seria a dosagem ideal para obter todos os benefícios? A PaRx fornece diretrizes aos profissionais de saúde para prescrições individuais. No entanto, a entidade recomenda que todos nós deveríamos passar pelo menos 2 horas por semana na natureza, no mínimo 20 minutos a cada vez.
Uma coisa é certa: o contato com a natureza, seja ele como for, traz uma série de vantagens sem efeitos colaterais. Que tal aproveitar a primavera para desfrutar a natureza?
Separe 20 minutinhos do seu dia para caminhar em um parque ou regar suas plantas. Pequenas “doses de natureza” trazem benefícios reais à saúde. Corpo e mente agradecem.