Z7_MPD81G80POKE40Q6UH34NG3002

Educação financeira: a regra dos 50-15-35

Método é uma maneira simples de organizar as finanças. Clique aqui, conheça o modelo e veja como funciona na prática!

Educação financeira: a regra dos 50-15-35

Entre as despesas fixas, gastos com lazer e aplicações financeiras, você sabe quanto da sua renda mensal deve ser destinada para cada categoria?  

Além de tornar as finanças pessoais mais equilibradas no dia a dia, economizar dinheiro é o ponto de partida para quem deseja fazer aquela viagem dos sonhos, adquirir a casa própria ou planejar melhor o futuro, pensando na qualidade de vida e longevidade.

A regra dos 50-15-35 é um método simples e que pode ajudar você nessa tarefa e, claro, sem deixar de lado os gastos com entretenimento e bem-estar.

Os números indicam, respectivamente, a porcentagem de renda que deve ser direcionada para cada uma das categorias de gastos: 50% para despesas essenciais, 15% para prioridades financeiras e 35% destinados para o estilo de vida. 

Os principais objetivos do método 50-15-35 são: 

  • Priorizar as despesas essenciais; 
  • Permitir que você poupe parte da sua renda; 
  • Auxiliar no planejamento e controle financeiro. 
     

Confira a seguir como funciona a regra e como colocá-la em prática.

Reserve 50% de sua renda para os gastos fixos

Os gastos essenciais são aqueles que temos todos os meses: aluguel, contas de água, luz, internet, plano de saúde, combustível para o carro, entre outras despesas fixas. O ideal é que esses gastos somem, no máximo, 50% de sua renda total.

Para isso, uma dica é listar na ponta do lápis e reservar ao menos metade da renda para cobrir tais gastos.  Entretanto, se esses gastos consomem mais do que 50% das suas despesas, pode ser o momento de reorganizar as contas e rever o seu planejamento. 

Destine 15% para prioridades financeiras

Sabe aquela dívida antiga que você precisa quitar? Nessa categoria, vale guardar dinheiro para as pendências financeiras. Se não tiver nenhuma dívida ativa, os 15% de sua renda podem ser destinados a investimentos. 
 

Outra opção é criar uma reserva financeira ou investir em um plano de previdência privada. Existem diversas opções de aplicações mensais, escolha aquela que mais combina com você. 

Essa categoria pode parecer dispensável, mas é com ela que você conseguirá guardar dinheiro. 

35% da renda é para o lazer e bem-estar

De acordo com a regra 50-15-35, os 35% restantes de sua renda mensal podem ser destinados para seu estilo de vida. Ou seja, os gastos com academia, cinema, restaurantes, compras e programações dos finais de semana, por exemplo. 

O ideal é que os gastos com estilo de vida venham sempre após as despesas essenciais e as prioridades financeiras do mês. Lembre-se que se, eventualmente, o seu orçamento extrapolar, os gastos dessa categoria serão os primeiros a serem cortados.  

Z7_MPD81G80P0JIE0QLG5MKSBHBH1
Complementary Content
${loading}