O dia 25 de julho é quando se comemora o Dia do Motorista. A data é uma homenagem a São Cristóvão, o santo católico considerado padroeiro de quem ganha a vida nas ruas e estradas do Brasil. Em 2021 e no ano passado, eles foram essenciais no combate à pandemia.
Se você precisou se deslocar pelas cidades, é provável que tenha sido conduzido por um motorista. Se pediu comida ou comprou algo pela internet, também contou com o serviço deles. De janeiro de 2021 para cá, foram eles os responsáveis por levar a esperança para que a rotina que fomos obrigados a aprender a (con)viver acabe.
Confira a seguir cinco vezes em que os motoristas foram essenciais no contexto da pandemia:
1 - Mobilidade
Muita gente passou a trabalhar em home office, mas nem todas as profissões puderam migrar para a casa das pessoas. Foi assim para quem trabalha nos serviços essenciais. Motoristas de táxi, aplicativo e motoristas de ônibus foram responsáveis por levar esses profissionais até o local de trabalho.
2 - Abastecimento
Está certo que no início da pandemia alguns produtos acabaram faltando em algumas prateleiras pelo movimento de parte da população em estocar alguns itens (quem se lembra do papel higiênico?).
Mas o fato é que, se você manteve a sua casa abastecida, limpa e encontrou remédio quando precisou, também deve agradecer a um motorista. Afinal, foi ele quem levou a matéria-prima até a indústria e depois carregou o produto prontinho para você pegar na gôndola de mercados, supermercados, padarias, farmácias e lojas de conveniência.
3 - E-commerce
Com lojas físicas de portas fechadas (ou com restrições), comerciantes e consumidores precisaram mudar a maneira de vender e comprar bens. De uma hora para a outra, o celular virou o ponto de venda e o deslizar dos dedos na tela virou o novo “bater perna”.
Muita gente foi apresentada ao comércio eletrônico (cerca de 7,3 milhões, como mostrou o Estado de S.Paulo). Então, se você clicou para comprar algo no celular e esse algo chegou com segurança na sua casa, tem participação dos motoristas.
4 - Transporte de pacientes
Todo mundo sabe que quanto mais rápido for o atendimento de uma emergência, maiores são as chances de sobrevivência. E aqui está a importância do trabalho de motoristas de ambulância, que ora levam a equipe médica para prestar o primeiro atendimento, ora realizam a transferência de um paciente entre hospitais.
Esses profissionais estiveram na linha de frente do combate à pandemia.
5 - Transporte de vacinas
Esses motoristas carregam a esperança de que a vida como estávamos acostumados a viver pode voltar. A vacina contra o covid-19 chega de avião, mas, até que ela encontre o seu braço, são percorridos alguns quilômetros pelo chão em caminhões específicos para esse tipo de transporte — eles contam com baús frigoríficos, uma vez que o medicamento é sensível a altas temperaturas, monitoramento remoto da temperatura e todo o conjunto é rastreado por satélite.
Por essas e outras que esses profissionais merecem todo o nosso agradecimento.
Parabéns pelo dia, motoristas!
Envie essa matéria para o seu amigo/familiar que também está na linha de frente - atrás do volante - e tem sido fundamental para atravessarmos esse momento tão difícil.