Desde 2020, o uso da máscara (respirador, no nome técnico) virou ação obrigatória sempre que a gente precisa sair de casa. Porém, quem usa óculos sabe bem o perrengue que é conseguir enxergar quando combinamos o uso dos dois itens. As lentes frequentemente ficam embaçadas.
Isso acontece basicamente por dois motivos: a diferença entre a temperatura de nossa respiração (mais quente) e a do ambiente externo e uma “folga” da máscara em relação ao rosto (que permite o escape da nossa respiração).
Mesmo que vez ou outra as lentes fiquem embaçadas na hora de tomar o primeiro cafezinho fresco do dia, essa dificuldade de enxergar e usar máscara ao mesmo tempo é um tanto frustrante. O site do jornal The New York Times trouxe algumas dicas que podem te ajudar a não ter a visão comprometida.
Dica 1: Encontrar uma máscara que fique bem ajustada ao seu rosto
Você pode dar preferência às máscaras que possuem o fio de ponte nasal ajustável. Mesmo que elas deixem passar um pouco de fluxo de ar, vão reduzir a quantidade de ar que vai chegar aos óculos. Mas aqui vale um destaque: quanto mais ajustada, ou seja, quanto menos fluxo de ar passar, melhor.
Essa thread de mensagens do perfil Observatório COVID-19 BR, no Twitter, mostra um teste bom para saber se a máscara está mesmo bem ajustada.
Dica 2: Usar fita de papel ou bandagem adesiva
Essa é uma prática comum que cirurgiões costumam fazer. Eles colam a parte superior das máscaras no rosto para vedar completamente a saída de ar.
Dica 3: Usar produtos com surfactantes
O nome pode soar estranho, mas surfactante é uma proteína tensoativa que interage com água e poeira e evita que a umidade se transforme em névoa. E ela está em diversos produtos como xampu para bebês e sabonetes para as mãos. Então, só aplicar um pouco de algum desses itens nas lentes, polindo de maneira uniforme com um pano de microfibra.
Dica 4: Falaram que cuspir funciona? Não faça isso
E o motivo é que estamos lidando com um vírus transmissível. Apesar da saliva humana ter muita proteína surfactante, não é aconselhável você mesmo cuspir em seus próprios óculos.
Dica 5: Evite antiembaçantes com álcool
Se você costuma comprar sprays para limpar os óculos, é bom evitar os com álcool por dois fatores: o primeiro é que esse tipo de produto pode danificar certos acabamentos de lentes. Já o segundo é que eles não funcionam em todos os vidros, até mesmo nos que têm revestimento antirreflexos.