Uma das coisas mais saudáveis para se fazer em família é simplesmente se divertir. Parece óbvio, não? Mas você sabia que a diversão muitas vezes também traz benefícios? Jogar cartas ou jogos de tabuleiro em grupo proporciona boas risadas, senso de união e ainda faz bem para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional tanto de crianças quanto de adultos.
Organizamos os benefícios proporcionados pelos jogos em três grupos:
#1 Benefícios cognitivos
Jogar estimula a concentração, o raciocínio lógico, a atenção, a tomada de decisão, a resolução de problemas e o aprendizado de novas habilidades, além de beneficiar a memória e a criatividade. Ou seja: é bom para todas as idades.
#2 Benefícios sociais
A natureza coletiva dos jogos propicia situações em que é preciso trabalhar em equipe, cooperar e aprender a respeitar as regras. Comunicação, cooperação, negociação e resolução de conflitos são algumas das habilidades sociais desenvolvidas através dos jogos.
#3 Benefícios emocionais
Autocontrole, resiliência e empatia são algumas das principais habilidades emocionais desenvolvidas através dos jogos. As adversidades e reações que acontecem no ambiente controlado do jogo funcionam como um tipo de treinamento para os altos e baixos da vida.
Jogos reforçam os vínculos familiares
Jogos coletivos são uma ótima solução para fortalecer conexões familiares com tempo de qualidade em família. Além disso, os jogos são propícios para as crianças aprenderem a lidar com vitórias e derrotas. Ao viver essas situações de forma divertida, entre pessoas queridas e que ela confia, a criança desenvolve a autoconfiança e aprende a enfrentar desafios.
Agora, para você começar (ou voltar) a jogar em família é importante escolher jogos adequados para a idade dos jogadores, com regras simples para que todos possam entender facilmente, lembrando que o objetivo principal é simplesmente se divertir.