O Grupo Bradesco Seguros enxerga a questão das mudanças climáticas como uma das tendências do mercado brasileiro de seguros. Neste sentido, o final de 2020 e o início de 2021 foram marcados por mais uma mobilização das equipes da Operação Calamidade, plano de ação da Bradesco Auto/RE, em razão dos estragos causados pelas fortes chuvas e rajadas de vento que atingiram a região Sul do Brasil.
A Operação Calamidade, já acionada 33 vezes desde seu início, em abril de 2015, visa reduzir para o menor prazo possível o atendimento aos sinistros e o pagamento das indenizações aos segurados afetados por tragédias naturais. Nas quatro edições abertas em 2020, mais de 17 milhões foram pagos em indenizações, fundamentais para atender a 2.748 famílias e negócios, ajudando em sua recuperação.
Além disso, em 2020, a Bradesco Auto/RE registrou alta de 716% nos chamados de emergência para residências, empresas e equipamentos na comparação com 2019. No ano passado, foram 2.660 ocorrências envolvendo ocorrências como enchentes, vendavais e chuvas de granizo.