Z7_MPD81G80POKE40Q6UH34NG3002

Os benefícios de aceitar a própria idade?

Pessoas mais satisfeitas com a própria idade e que pensam que o envelhecimento começa mais tarde, podem estar mais conscientes sobre a sua saúde. Confira!

Os benefícios de aceitar a própria idade?

Se você não soubesse quantos anos você tem, você saberia dizer em qual idade exatamente começou a envelhecer

Um estudo realizado pelos pesquisadores Hannah Kuper e Michael Marmot, da University College London Medical School, com mais de 10 mil trabalhadores de Londres, mostrou que indivíduos que pensavam que a velhice começaria mais cedo eram mais propensos a ter problemas de saúde.

Dentro da explicação desse estudo, pessoas que afirmavam que a velhice chegaria mais rápido poderiam ter perfis mais fatalistas e menos propensos a procurar ajuda para problemas de saúde.  

Otimistas x pessimistas

Segundo Becca Levy, da Escola de Saúde Pública de Yale, EUA, os resultados do Estudo Longitudinal de Envelhecimento e Aposentadoria de Ohio (que acompanhou mais de mil pessoas com pelo menos 50 anos de idade, na época) trazem informações extremamente significantes.

A pesquisa apontou que as pessoas que tinham ideias positivas sobre o seu próprio envelhecimento (que concordavam com comentários, como "tenho tanta vitalidade quanto no ano passado”) viveram em média 22,6 anos após terem participado do estudo pela primeira vez, enquanto aquelas que se sentiam menos positivas viveram, em média, mais 15 anos.

E esse não é o único estudo a apontar os benefícios de pensar positivamente sobre o envelhecimento. Outro, conduzido por Susanne Wurm, da Universidade de Greifswald, no norte da Alemanha, define essa questão com mais precisão e traz uma boa notícia para as pessoas que pensam de forma mais negativa sobre a chegada da velhice. 

Os indivíduos mais pessimistas com os efeitos do tempo não se mostraram mais propensos a ter problemas de saúde. Mas, novamente, as pessoas que enxergavam a velhice de forma mais leve e positiva vivem mais, em média. 

Os benefícios de aceitar a velhice

No monitoramento desse estudo, não importava o que os participantes pensavam sobre as implicações do envelhecimento, o que importava era se eles acreditavam que a terceira idade seria um momento para aprender coisas novas, fazer novos planos com desejo de se desenvolver e crescer mentalmente. 

Se adotarmos uma atitude mais positiva diante dos impactos que o passar dos anos nos traz, provavelmente aproveitaremos a vida com mais saúde e alegria. 

Z7_MPD81G80P0JIE0QLG5MKSBHBH1
Complementary Content
${loading}