Ao longo do dia, é difícil escapar de uma ou outra situação que coloca nossa paciência à prova. A boa notícia é que até mesmo as pessoas mais impacientes podem treinar para melhorar nesse quesito, aponta um artigo publicado no NBC News Better.
É claro que a personalidade de cada um tem seu peso. Estudos mostram que as pessoas mais conscientes, agradáveis e abertas a novas experiências tendem a ser mais pacientes.
Mas é possível desenvolver alguns hábitos, aprender a regular nossas emoções e nossas expectativas em certas situações para, então, melhorar a nossa capacidade de responder com paciência, explica Sarah Schnitker, professora de Psicologia e Neurociência da Universidade Baylor. "Existem muitas variáveis não relacionadas aos traços de personalidade que determinam a paciência também", diz.
Para ela, o primeiro passo para desenvolver essa tranquilidade é encarar a paciência como a habilidade de manter a calma diante de adversidades, frustração ou sofrimento. Assim, em qualquer situação seremos capazes de responder com certa quantidade de paciência.
"Quando uma pessoa é paciente, fica mais calma, então consegue persistir quando a situação é difícil e não se desengaja dos problemas", aponta a especialista. Quer saber como treinar a paciência? Confira as três dicas a seguir.
Identifique as emoções
Para começar, é preciso reconhecer quando você está sentindo impaciência e identificar qual é a emoção que está no coração dessa reação. Pode ser raiva por não conseguir chegar mais rápido em casa, ou tristeza porque um encontro não deu certo, e até mesmo ansiedade porque vai se atrasar para um compromisso.
Repense a situação
O gatilho para a sua impaciência muitas vezes não tem nada a ver com você: o caixa do supermercado não travou para atrasar a sua vida - é algo que acontece. Colocar-se no lugar do outro também ajuda: talvez seu colega tenha atrasado a entrega porque está com muitas tarefas e não consegue dar conta.
Pense com propósito
Muitas coisas que acontecem são realmente irritantes, mas em vez de se deixar levar pela impaciência, que tal pensar no seu propósito? É isso que vai te ajudar a lidar com mais calma com as frustrações e, assim, chegar aonde você planeja.
Em vez de se irritar porque seu bebê faz um escarcéu quando você coloca no prato o que ele não quer, lembre-se de que essa é sua maneira de ensinar como comer de maneira mais saudável, por exemplo.
Leia também: Como a meditação melhora a atenção