Z7_MPD81G80POKE40Q6UH34NG3002

Você sabia que os neandertais podem estar entre nós?

Nova análise de quatro Homo sapiens mostrou que vestígios neandertais ainda estavam presentes no DNA da nossa espécie

Você sabia que os neandertais podem estar entre nós?

A pergunta do título pode até gerar uma certa dúvida, ainda mais que o neandertal é uma espécie humana desaparecida há mais de 40 mil anos. Mas será mesmo que eles desapareceram? 

Uma análise de DNA dos fósseis de quatro Homo sapiens de 45 mil anos, publicada na revista científica Nature e divulgada no site do jornal El País, revelou que todos eles tinham ancestrais neandertais.

Daí fica a questão: será que os neandertais realmente foram extintos ou foram absorvidos pela espécie humana que hoje habita a Terra? É uma incógnita que a comunidade científica tenta responder há um bom tempo, ainda mais com a quantidade de indícios de que os neandertais possuíam características bem semelhantes aos Homo sapiens: eram inteligentes, habilidosos, solidários e criativos.

Antonio Rosas, paleoantropólogo do Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) e um dos principais especialistas europeus em neandertais, destaca que o rastro do neandertal está presente em seis ou sete gerações. Em entrevista ao site do El País, o pesquisador lembrou que vestígios de sapiens foram encontrados em neandertais siberianos de cerca de 100 mil anos.

O professor destacou que, apesar do cruzamento entre neandertais e Homo sapiens parecer algo esporádico, as análises mais recentes de DNA mostram que a relação entre as duas espécies aconteceu com mais frequência do que se imaginava. No entanto, o acadêmico refuta a teoria de “diluição” da espécie entre a população humana.

Não é a mesma opinião de Raquel Pérez Gómez, bióloga especialista em genética e doutora em Ciências Veterinárias da Universidade Complutense de Madri. Segundo a especialista, são muitas as evidências de cruzamento entre as espécies. “Quanto mais informações tivermos, mais completos se tornarão o mapa genético e a história evolutiva de nossa espécie”, explica a especialista. “E, apesar de todas as resistências, dentro de algumas décadas, ficará claro pelo peso das evidências que os neandertais eram humanos como nós, com características, digamos, arcaicas”.

Seria esse um bom exemplo de como os bons relacionamentos são importantes até para a longevidade das espécies (😉)?


 

Z7_MPD81G80P0JIE0QLG5MKSBHBH1
Complementary Content
${loading}