Z7_MPD81G80POKE40Q6UH34NG3002

Procrastinação: o que é e como vencê-la?

Saiba como superar aquela vontade de deixar de lado uma atividade que julgamos menos interessante para o momento.

Procrastinação: o que é e como vencê-la?

Procrastinar. Esse verbo foi muito usado durante a pandemia, apesar de muita gente não compreender logo de cara o que ele significa.

Sabe aquela demanda do trabalho que você precisa finalizar, mas vai deixando de lado até o último momento da entrega, quando ela se torna urgente? Isso é procrastinação.

Em uma matéria do site Superinteressante, o professor Joseph Ferrari, da Universidade DePaul (Estados Unidos), explica que procrastinar é “o atraso intencional e frequente no início ou no término de uma tarefa que causa desconforto subjetivo, como ansiedade ou arrependimento”.

Apesar do senso comum achar que adiar tarefas é coisa de “gente preguiçosa”, há uma explicação científica de por que as pessoas procrastinam. O motivo é que duas áreas cerebrais entram em conflito quando estamos diante de uma demanda.

Enquanto o córtex pré-frontal (consciência) nos ajuda a planejar o futuro, o sistema límbico (inconsciência) atua de forma mais impulsiva e quer saber somente dos prazeres imediatos. Por isso, quando uma tarefa não faz brilhar os olhos, seja física ou emocionalmente, algumas pessoas preferem deixá-la para lá — até o último minuto possível.

Somado a isso, há também fatores psicológicos (baixa autoestima, ansiedade, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade ou depressão) e fisiológicos (como lesões na região do córtex pré-frontal) que fazem a gente procrastinar (as vezes sem nem perceber).

8 dicas para evitar a procrastinação

Independentemente do motivo que leva uma pessoa a procrastinar, alguns exercícios podem ajudá-la a organizar as tarefas menos prazeirosas e finalizá-las sem aquele caráter de urgência.

Confira a seguir algumas dicas sugeridas pela Superinteressante e pelo UOL.

Dica 1: Entender a causa

Algo certamente está por trás da procrastinação. Para começar a mudar, é preciso entender os motivos que levam a adiar a fundo perdido o início ou fim de uma tarefa.

Dica 2: Começar com as tarefas mais chatas

Ao começar por elas, menor será o tempo que sua mente ficará presa a essas demandas, permitindo maior disposição para você fazer algo que goste.

Dica 3: Organizar as tarefas

Você tem uma tarefa e preparou o que é necessário para terminá-la. O uso da técnica Pomodoro — que consiste em 25 minutos ininterruptos de foco e outros cinco de descanso — pode ser uma opção para cumprir as etapas para finalizar a demanda.

Uma curiosidade: essa técnica leva esse nome pois seu idealizador (o italiano Francesco Cirillo) usou um relógio de cozinha no formato de um tomate (pomodoro em italiano) para contar o tempo.

Dica 4: Deixar o ambiente agradável

Que tal limpar a mesa do escritório, organizar os papeis e deixá-la iluminada? Para tarefas domésticas (lavar aquela louça, cozinhar, lavar e estender a roupa ou fazer a faxina), combine com um pequeno prazer — ouvir música, por exemplo.

Dica 5: Dar uma recompensa a você

Ao cumprir aquela tarefa “mé” e que demandou muito do seu tempo, pense em uma recompensa por finalizá-la. Uma massagem? Uma pausa para o café? Um dia de folga?

Dica 6: Contar de cinco para um

Se a demanda é muito difícil e você sente que quer procrastinar, tente fazer uma contagem regressiva de trás para frente para pegar o ânimo. Por exemplo: cinco – pensar na tarefa, quatro – observar o que há ao seu redor, três – respirar um pouco, dois – organizar a mesa, um – começar a tarefa.

Dica 7: Praticar mindfulness

Parar um pouco para praticar mindfulness ajuda a deixar a mente livre de distrações, diminui os níveis de estresse e ajuda a lidar com a dificuldade da tarefa.

Dica 8: Relacionar um objetivo à tarefa

Você pode lidar melhor com a atividade ao pensar que entregá-la o fará tirar uma pendência da frente, sair mais cedo do trabalho ou qualquer outra relação.

Z7_MPD81G80P0JIE0QLG5MKSBHBH1
Complementary Content
${loading}