Todo mundo tem aqueles dias em que a produtividade não está tão em alta. E basta uma simples busca na internet para encontrar muitas pessoas compartilhando dicas de como mudar essa situação. Mas você já parou para pensar sobre o que a ciência acha desse tipo de ajuda?
Seja lá qual o método que você usa para tornar o dia mais produtivo, saiba que, sim, algumas dicas para aumentar a produtividade são respaldadas pela ciência. Gosta de trabalhar ouvindo música? Ou com plantas ao seu redor? Faz pequenas pausas para se esticar após finalizar uma demanda?
Todas essas alternativas têm eficácia comprovada por estudos científicos.
Ainda mais quando o assunto é longevidade, a produtividade passa a ser uma preocupação. Sabemos que a expectativa de vida aumentou e, como levantou a pesquisa Oldiversity do grupo Croma, 71% das pessoas entrevistadas pensam em como ser produtivas na velhice.
Então, se você busca adotar pequenos hábitos para manter a produtividade em alta no seu dia a dia, Amar Hussaind, um nômade digital, compartilhou oito dicas no site da Forbes que, além de serem comprovadas pela ciência, podem te ajudar a melhorá-la. Confira.
1. Música: Um estudo da Universidade de Miami mostrou que pessoas que ouvem músicas enquanto trabalham consegue ser mais ágeis, têm ideias melhores e mudanças positivas no humor.
2. Exercícios: Praticar algum exercício durante o dia melhora o desempenho em 21%, revelou um estudo da Universidade de Bristol. Além disso, a pesquisa destaca que há um aumento de 21% na concentração, de 22% na execução do trabalho no prazo, de 25% em trabalho sem pausas não programadas e de 41% na motivação.
3. Plantas: deixar plantas na mesa do escritório não somente ajuda a limpar o ar do local, mas também melhora a produtividade em 15%, afirma a Universidade de Exeter. Quer mais motivos para ter uma planta? Ela ajuda a reduzir o estresse e doenças.
4. Dormir de sete a oito horas: não caia naquele dito popular de que “dormir é para os fracos”. Um estudo do Colégio Americano de Medicina Ocupacional e Ambiental mostrou que insônia ou poucas horas de sono fazem uma pessoa se sentir desmotivada, com problemas de concentração e de memória. Melhor dormir as oito horas indicadas.
5. Fazer uma coisa por vez: o mundo hoje pede por pessoas multitarefas, mas isso não significa que devemos fazer várias coisas ao mesmo tempo, porque isso pode nos deixar mais distraídos, reduzindo o desempenho como aponta um estudo daUniversidade de Stanford.
6. Planejar as pausas: trabalhar de forma contínua pode gerar uma irritação quando algo atrapalha o que você estava fazendo. Mas se, ao longo do dia, você planeja um intervalo curto, é possível ter uma melhora no foco e no desempenho das demandas, aponta um estudo da Universidade de Illinois.
7. Tirar cochilos: cochilar durante o expediente pode ser algo inusitado para alguns, mas um estudo conduzido por Vern Baxter e Steve Kroll-Smith mostra que dormir por alguns minutos aumenta a produtividade. Que tal usar uns minutinhos da sua hora de almoço para isso?
8. Caminhar: andar um pouco ajuda a estimular o pensamento criativo e encontrar soluções para alguma demanda ou problema, ainda mais se você caminhar ao ar livre (o que, em tempos de pandemia, exige a utilização de máscara de proteção facial). Como mostra um estudo da Universidade de Stanford, 60% das pessoas que realizavam esse tipo de atividade tinham mais respostas aos estímulos de produtividade e criação.
Como começar, então, a ser uma pessoa mais produtiva?
Falar de produtividade é abordar também o tempo. Atualmente, com trabalho remoto ou tantas pessoas empreendendo e criando seus negócios, administrar as horas do dia parece uma dificuldade que, com o tempo, compromete nosso rendimento.
Se a ideia é melhorar a produtividade, Robert Pozen, professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) e conhecido como “guru da produtividade”, aconselha sete passos para isso. Veja abaixo.
1. Criar um ranking de objetivos: essa primeira etapa seria criar dois rankings: um para a semana e outro anual. A ideia é entender quais seus objetivos, os propósitos para atingi-los e se esses objetivos estão alinhados com os da empresa.
2. Medir os resultados: somos acostumados a trabalhar por horas, mas nem sempre isso significa produtividade. A sugestão é definir quais demandas são esperadas, quanto tempo elas levam e como os resultados delas podem ser medidos.
3. Não dar atenção às pequenas coisas: responder na hora todos os e-mails que chegam na sua caixa de entrada pode quebrar o fluxo de trabalho. Em vez de abrir a caixa a todo instante, faça a cada uma hora, separando as mensagens relevantes – e que demandam uma resposta imediata - dos demais.
4. Pensar no final de um projeto já no início dele: aqui é aquele momento em que você pode rascunhar quais as conclusões esperadas para um projeto e, ao longo das etapas, revisar o que está ou não coerente para evitar acumular tarefas quando ele terminar.
5. Tirar um tempo para pensar: separar um tempo na agenda para revisitar uma demanda pode te ajudar a vê-la com outro ângulo.
6. Seja “entediante”: Pozen explica que o ex-presidente Barack Obama só usava ternos azuis para não perder tempo escolhendo o que vestir. A conclusão é que qualquer coisa pequena que tome seu tempo deve ser deixada de lado. Para isso, a sugestão é ter decisões previsíveis, como o terno azul.
7. Aproveitar a casa: após encerrar o expediente, aproveite a casa para jantar com quem você mora e descansar.