O fone de ouvido pode ser aquela ajudinha que faltava para dar uma turbinada na corrida ou no treino. Uma revisão de 140 estudos mostra que ouvir música durante um exercício melhora o desempenho, o uso de oxigênio e o prazer que sentimos durante a atividade, informam os especialistas.
O que a ciência diz
Pesquisadores da Universidade de Southern Queensland, na Austrália, avaliaram dados de cerca de 3.600 pessoas para ver qual é a relação da música com as atividades esportivas. Eles descobriram que ouvir música não só fortalece sentimentos positivos, mas também melhora o consumo de oxigênio, dois fatores que, juntos, deixam o treino mais agradável e eficiente.
"O fato de a música melhorar significativamente o desempenho pode ser novo para algumas pessoas, mas mostrar que ela melhora a eficiência fisiológica é mais surpreendente", afirma Peter Terry, reitor de pesquisa e inovação da universidade.
Leia também: Os benefícios da caminhada para a longevidade
Qual é o melhor tipo de música para treinar?
O melhor tipo de música para melhorar o treino, porém, depende do objetivo de quem está se exercitando. Uma atividade de resistência, como uma maratona, pede músicas mais lentas, que ajudam a manter um ritmo cardíaco mais lento para correr mais.
Já nos treinos mais vigorosos, músicas aceleradas mantêm o coração batendo mais rápido. Mas, em geral, as músicas mais rápidas melhoram qualquer tipo de treino.
Gostou do conteúdo? Aproveite para conferir também 6 exercícios para ter mais disposição.