Z7_MPD81G80POKE40Q6UH34NG3002

Como as estações do ano influenciam no bem-estar

Além de transformar o clima e a temperatura, as estações podem interferir no humor e na disposição de cada um. Clique para saber mais!

Como as estações do ano influenciam no bem-estar

Um estudo realizado pelo Instituto Salk (Salk Institute for Biological Studies), nos Estados Unidos, concluiu que os hormônios podem sofrer alterações de acordo com a estação do ano. Para os cientistas, nosso corpo possui um relógio interno sazonal capaz de regular a produção hormonal conforme as mudanças climáticas.
 

A influência do clima no nosso bem-estar é significativa e pode variar entre diferentes pessoas. De acordo com a pesquisa, durante o verão, por exemplo, a glândula pineal responsável por produzir hormônios que afetam o metabolismo, atinge o seu pico. Enquanto no inverno outra glândula, a hipófise, que controla a função da maioria das outras glândulas endócrinas, atinge seu ponto máximo.

Vale ressaltar que apesar de complexo, o corpo humano é adaptável e está a todo momento interagindo com o ambiente externo, tentando se adequar a ele. Quando está mais quente, normalmente a transpiração aumenta como uma forma de resfriar o corpo. E com o tempo mais seco, sentimos mais sede e maior necessidade de hidratação, o que nos leva a beber mais água.

A primavera

Em geral, durante a primavera, o clima mais leve e o aumento da temperatura trazem bons sentimentos e aumentam o ânimo. As flores e a natureza em plena transformação nos encantam e nos incentivam a nos conectar com a vida.
E o mesmo acontece com as outras estações do ano, que são capazes de influenciar não apenas o clima, como o ambiente, a alimentação e até mesmo o nosso humor.

O verão

A chegada do verão ilumina, alegra e colore os nossos dias. Devido ao aumento das temperaturas, é comum durante a estação sentirmos os dias consideravelmente mais quentes. O verão também parece nos fornecer mais vitalidade para encarar os desafios do dia a dia.
Durante essa época, o calor intenso e a luminosidade proporcionam um sentimento de alegria e animação. Por outro lado, a alta temperatura pode levar a preocupações como desidratação, problemas de saúde e dificuldades para dormir.

O outono

No outono, nos sentimos mais calmos, preguiçosos e saudosistas. As temperaturas começam a abaixar e as folhas mudam de cor. Isso traz um clima mais relaxado e pode nos dar a sensação de tranquilidade.
Por isso, o outono é a estação ideal para praticar atividades ao ar livre como caminhadas e passeios.

LEIA TAMBÉM: 6 hábitos saudáveis para ter mais energia

O inverno

O inverno é a estação favorável ao recolhimento. O frio intenso e o tempo mais curto podem nos deixar cansados e estressados, mas também nos dá a chance de relaxar e curtir alguns momentos de tranquilidade.
Sobre as preferências sazonais, é fácil notar que temperatura e luz têm impacto sobre os comportamentos: nosso humor é influenciado por hormônios como a melatonina e a serotonina, que também são relacionados aos níveis de depressão. Como a liberação cerebral dessas substâncias está condicionada à existência de luz solar, no inverno elas sofrem alterações.

O inverno é também a época ideal para praticar algumas atividades mais calmas, como leitura, filmes e até mesmo meditação.

A influência do meio cultural

É comum associarmos a estação mais quente do ano, o verão, a confraternizações, reencontros com familiares, com amigos de longa data e à felicidade de aproveitar as férias na praia, por exemplo. Quando está mais frio, o clima é favorável para passarmos mais momentos dentro de casa, com maior introspecção.
As estações não são marcadas pelas mesmas condições climáticas em todos os lugares do mundo. Como o movimento de translação da Terra faz com que a incidência solar seja diferente nos dois hemisférios, as estações do ano também ocorrem de maneira distinta e assíncrona nos Hemisférios Norte e Sul.
A primavera em São Luís, no Rio de Janeiro, em Curitiba, na Austrália ou no sul da Índia são diferentes entre si. E ainda que se tratasse do mesmo contexto geográfico, existem as individualidades de cada localidade e de cada ser humano, que não poderiam ser desconsideradas.

Estresse do calor e a desmotivação dos dias frios

Quando não há ventilação adequada, o calor pode resultar em cansaço e até em estresse excessivo. Para aliviar a irritabilidade e o mau humor característicos do calor, é preciso entender o que exatamente está provando essa sensação. Confira algumas dicas para se hidratar e amenizar o calor.

No inverno, para combater a preguiça e o desânimo, é necessário manter o foco. Tente lembrar de algum aspecto positivo, por exemplo: temperaturas mais frias durante o sono fazem com que o organismo produza mais melatonina e esse hormônio produz propriedades antienvelhecimento.

A principal forma de lidar com as variações climáticas é observar como reagimos a elas. Como o seu corpo está agora diante da estação em que estamos vivendo atualmente? Como o clima tem interferido no seu bem-estar?

Pensando nisso, conhecer quais são os efeitos das estações do ano no lugar em que você vive e como o seu corpo e mente se adaptam a essas mudanças, é essencial. Vale a pena explorar as possibilidades e descobrir como viver em harmonia em todas elas.

Z7_MPD81G80P0JIE0QLG5MKSBHBH1
Complementary Content
${loading}