Atualmente, vemos muitos homens envolvidos nos cuidados das crianças, demonstrando carinho e proximidade com elas. E, cada vez mais, pesquisas têm mostrado que essa postura impacta positivamente no desenvolvimento dos filhos desde bebês.
É o que afirma Michael Lamb, psicólogo da Universidade de Cambridge e especialista nas relações parentais, que estuda o papel dos pais desde a década de 1970. Seu livro The Role of the Father in Child Development, ou O Papel do Pai no Desenvolvimento da Criança, já está na quinta edição.
Em entrevista à BBC, na matéria Como ser um bom pai para uma criança, ele diz que o relacionamento pai-filho era visto como importante depois que as crianças cresciam.
No entanto, Lamb garante que “bebês com pais emocionalmente engajados mostram melhor desenvolvimento mental e são menos propensos a ter problemas comportamentais mais tarde”. Vale ressaltar que os bebês também modificam os pais.
A psicóloga e neurocientista israelense Ruth Feldman, fundadora do Centro de Neurociência para o Desenvolvimento Social, da Universidade Reichman, em Tel Aviv, descobriu que, quanto mais os pais cuidam de seus bebês, mais eles desenvolvem sensibilidade para atender as necessidades emocionais de seus filhos. É o que demonstra uma pesquisa publicada na revista científica Hormones and Behavior.
Outra cientista chegou a uma conclusão semelhante. Anna Machin, antropóloga evolucionista da Universidade de Oxford, na Inglaterra, é autora do livro The Life of Dad: The Making of a Modern Father, em tradução livre: A Vida do Pai: Os Bastidores do Pai Moderno. Seus estudos mostram que a partir do final da gravidez da mulher, os homens já começam a mudar de comportamento e se tornarem mais afetuosos.
Independentemente de pesquisas, os cuidados do pai fazem muita diferença na vida dos filhos; e não há receita para demonstrar esse amor. Segundo o psicólogo Michael Lamb, os pais devem exercer seu papel da forma que fizer sentido para cada um deles. O importante é “estar emocionalmente disponível e atender às necessidades da criança” – garante Lamb.
Então, neste Dia dos Pais, desejamos que cada um encontre sua própria maneira de estar presente de corpo e alma na vida de seus filhos, e que essa entrega seja o maior motivo para celebrarmos.