Crianças de férias em julho e pais trabalhando: como conciliar?
As crianças têm três meses de férias: julho, dezembro e janeiro, mas os adultos que trabalham não tem necessariamente esse mesmo período de descanso. Nas férias de verão ainda há muitos feriados que ajudam os pais a passarem mais tempo com seus filhos, mas em julho, não há nenhum feriado nacional.
Porém, como destaca o artigo Entenda a importância das férias para as crianças, da Fundação Abrinq, esse é um período de “aprendizados não estruturados”, em que as crianças podem explorar a natureza, ler por prazer, visitar museus, além de brincar – uma atividade fundamental da infância para estimular a criatividade e desenvolver habilidades cognitivas, emocionais e sociais. A Fundação reitera ainda que as férias são um momento importante para fortalecer os laços familiares e criar memórias afetivas duradouras.
Mesmo com o desencontro de agendas, saiba que é possível criar momentos inesquecíveis tanto para as crianças como para os pais. O segredo está no planejamento. Programar atividades evita a sobrecarga dos pais e possibilita um melhor aproveitamento das férias pelas crianças. Abaixo, montamos uma sugestão de agenda, apenas para inspirar os pais.
Durante a semana – período diurno
Férias são muito importantes para as crianças descansarem do dia a dia de estudos, cursos extracurriculares e do relógio, para aquelas que têm de acordar cedo. Mas especialistas recomendam que a rotina deve ser flexibilizada e não deixada de lado. Por isso, durante o dia, é importante que eles tenham alguma atividade programada. Além de favorecer os chamados “aprendizados não-estruturados”, essas atividades favorecem o gasto de energia, fazendo com que não durmam muito tarde.
Organize uma agenda para as crianças, juntamente com quem estiver cuidando deles, para que todos os dias eles tenham uma atividade que proporcione um gasto energético maior. Por exemplo:
- convidar amigos e primos para brincarem em casa.
- passeio em parques, áreas livres e, dependendo da região, em praias e áreas de reserva natural.
- passar o dia na casa de familiares ou amigos
- visitar museus e exposições. Em geral, há dias gratuitos na programação das instituições.
- organizar “dias de”: futebol, vôlei, criar coreografia, piquenique, cozinhar, fazer o bem (separar roupas e brinquedos para doação), entre outras atividades, de acordo com a idade e o gosto da turma.
Durante a semana – período noturno
Assim, como no período diurno, os pais podem programar uma agenda, mas com atividades mais tranquilas, para fazerem juntos, que não os sobrecarreguem e proporcionem um tempo de qualidade com os filhos, como:
- sessão de jogos: tabuleiro, memória, adivinha, etc.
- preparar juntos o jantar, fazer receita de família
- contação de histórias ou organizar álbum com fotos da família
- cinema em casa: a cada semana um membro da família escolhe o filme
- festa do pijama: que tal convidar amigos e primos para dormirem em casa?
Fim de Semana
A família já tem uma rotina de fim de semana fora das férias, mas que tal aproveitar o período de descanso para fazer atividades diferentes? Seguem algumas possibilidades:
- conhecer parques ecológicos. Mesmo quem mora em capitais, sempre há uma área de preservação ambiental próxima, com programações de lazer educativas, que dá para ir e voltar no mesmo dia.
- prestigiar espetáculos ao vivo, como ir ao teatro ou ao circo.
- reservar um dia de lazer ao ar livre em clube, parques urbanos, aquáticos ou temáticos, feiras, etc.
- visitar zoológicos, jardins botânicos ou exposições ao ar livre,
- viajar para cidades turísticas próximas e passar o fim de semana no local.
- fazer cursos de um dia: cerâmica, construção de brinquedos, letterings, artesanato, etc.
- Ir ao cinema, viver a experiência da telona, com direito à pipoca.
Mais do que engessar, o planejamento serve para facilitar a vida dos pais e proporcionar lazer para as crianças. Então, faça uma programação que combine com o estilo de vida da família, mas não deixe as férias de seus filhos passarem em branco.
As férias são deles, mas os momentos podem ser de todos
Mesmo que o recesso não seja para os adultos, é possível criar experiências memoráveis em família. Com um pouco de planejamento e criatividade, julho pode ser leve, divertido e cheio de boas lembranças.