Com qual frequência você escreve à mão? A gente se perguntou a mesma coisa quando descobriu que, em 2024, escolas públicas da Califórnia voltaram a desenvolver a escrita à mão no ensino fundamental.
A iniciativa é amparada por pareceres de especialistas. A escrita à mão faz bem para o desenvolvimento da criança. E, na verdade, faz bem para pessoas de todas as idades, já que ajuda a memória e o aprendizado de palavras.
Muita gente passa o dia escrevendo: e-mails, mensagens e documentos relacionados ao trabalho. Mas a maioria das pessoas já se acostumou a ficar entre o celular e o computador. Escrever à mão alguns minutos por dia já é um bom exercício para o cérebro.
Como criar o hábito da escrita
Existem várias formas de começar a cultivar o hábito de escrever à mão. É possível iniciar com algo simples, como anotar a lista do mercado ou fazer notas em uma agenda física.
Journaling — que nada mais é do que a prática de escrever um diário — é uma tendência que foi resgatada nas redes sociais nos últimos meses. Muita gente tem compartilhado esse hábito, inclusive com produtos desenvolvidos especialmente para isso, quando o assunto é saúde mental. É interessante que o resgate do costume de escrever um diário tem sido feito principalmente por jovens da Geração Z preocupados com a saúde mental.
Escrever o que se fez, o que se pensou ou se sentiu durante o dia é um hábito saudável em todos os sentidos. Além do benefício neurológico, traz autoconhecimento, dá sentido às experiências cotidianas e ajuda a processar as emoções e os pensamentos.
A neurocientista Claudia Aguirre, em entrevista para a BBC, diz que "mais e mais pesquisas sustentam a ideia de que escrever letras em cursivo, especialmente em comparação com digitar, ativa caminhos neurais específicos que facilitam e otimizam o aprendizado e o desenvolvimento da linguagem".
No Brasil, o ensino da escrita com letra cursiva nos primeiros anos do ensino fundamental nunca saiu do currículo. Todo mundo que passou pela escola, em algum dia, aprendeu a escrever a mão. O desafio é seguir escrevendo na vida adulta, quando o tempo é mais escasso e digitar em um teclado acaba sendo mais prático do que desenhar as letras em um papel.
4 BENEFÍCIOS DA ESCRITA
Mas os benefícios da escrita à mão existem. Então, que tal começar a escrever à mão de vez em quando, nem que seja para não perder a prática? Veja abaixo 4 benefícios da escrita:
1 Saúde mental em dia
De acordo com a APA (American Psychological Association), o hábito contínuo de se expressar através da escrita pode ajudar a manter a saúde mental em dia.
2 Memória
Digitar no computador ou no celular pode ser mais rápido do que usar lápis ou caneta. Mas escrever à mão auxilia a memória e facilita a compreensão de conceitos e ideias.
3 Organização de pensamentos
Escrever no ritmo limitado da mão ajuda a organizar pensamentos e pode melhorar a capacidade de resolução de problemas.
4 Autoexpressão
A escrita, especialmente de diários e textos mais íntimos, pode ser uma forma de se conectar consigo próprio, o que promove autoconhecimento e bem-estar.