A Páscoa, assim como outros tantos feriados religiosos, tem uma combinação que costuma dar certo: seu núcleo familiar + comida gostosa. É assim no Brasil, é assim no mundo.
Domingo de Páscoa, no Brasil, geralmente tem ovo de Páscoa e alguma receita com bacalhau, não é? Algumas variações aqui ou ali, mas, se tem um momento do ano em que a gente come esse pescado (que não é peixe, é bom lembrar), é nessa época do ano.
Mas e nos outros países, seria o bacalhau a estrela da festa? Em Portugal, de onde herdamos o costume, há, sim, a tradição de comer peixes na Sexta-Feira Santa. Mas ao redor do globo, o cardápio do domingo é bem variado.
Os sites Saveur, Insider e Segredos do Mundo listam alguns dos pratos mais consumidos na data. Confira e, por que não, tente mudar o cardápio em 2021!
Pizza Chiena (Itália)
É uma mistura de pizza com torta. É uma espécie de pizza recheada com uma variedade de carnes curadas, queijos e ovos. Sabe falar italiano? Então aqui tem uma receita de pizza chiena para você tentar fazer em casa.
Hot cross buns (Reino Unido)
Nada mais, nada menos do que pequenos pães doces apimentados que os ingleses tradicionalmente comem na Sexta-Feira Santa, para marcar o fim da quaresma. A cruz desenhada em cima dos pães simboliza a crucificação de Jesus Cristo. Quer tentar fazer? Aqui está a receita (em inglês).
Babka wielkanocna (Polônia)
Esse pão doce polonês lembra o nosso conhecido panetone. Normalmente, ele é redondo e coberto por um glacê. Esse alimento tem um lugar de destaque na święcone, a tradicional cesta de Natal que os poloneses levam para a Igreja para ser abençoada no sábado de Páscoa. Quem é bom de inglês pode tentar fazer um Babka wielkanocna seguindo esta receita.
Presunto cozido (Estados Unidos)
A tradição de comer presunto na Páscoa nos Estados Unidos vem dos tempos em que ainda não existia geladeira. Naquela época, o abate era realizado no outono (a nossa primavera) e a carne curada só ficava boa para ser consumida durante o feriado religioso. O presunto servido pelas famílias norte-americanas é doce, porque geralmente leva um glacê feito de mel e açúcar mascavo ou é coberto por alguns pedações de abacaxi. Lembrou do tender no nosso Natal? É isso mesmo. Nesta receita aqui tem até a decoração com cravo.
Mämmi (Finlândia)
É preciso tempo e planejamento para fazer essa espécie de pudim, porque a sobremesa precisa ficar de três a quatro dias na geladeira antes de ser servida. A receita leva água, melaço, centeio maltado, farinha de centeio, sal e raspas de laranja. Como dá para ver na foto, geralmente, o mämmi é servido com leite ou creme de leite. Este blog de uma brasileira que vive na Finlândia descreve o sabor do prato típico. Se quiser tentar em casa, aqui tem uma receita.
Pernil de cordeiro (França)
Na França, o Domingo de Páscoa é celebrado com um pernil de cordeiro. É uma receita bem simples: carne de cordeiro temperada com alho e ervas (como alecrim) e depois levada ao forno para assar. Se quiser impressionar a família, basta dizer que vai fazer um gigot d’agneau Pascal (a tradução livre, quer dizer nada mais que pernil de cordeiro pascal – mas ninguém precisa ficar sabendo). A receita, em francês, você encontra aqui.
Torta pascualina (Argentina)
Uma torta que leva espinafre, ricota, ovos cozidos, alcachofra e salsa é consumida durante todo o período da quaresma dos argentinos (justamente por não levar carne vermelha no seu preparo). Os muitos ovos usados na receita simbolizam a ressurreição de Jesus Cristo. Quer tentar? Siga o passo a passo nesta receita.
Bacalhau à Gomes de Sá (Portugal e Brasil)
A receita vem de Portugal, mas, claro, é muito apreciada no Domingo de Páscoa dos brasileiros. É uma receita bem simples que, além do bacalhau, leva batatas, ovos, cebola, azeitonas e temperos. Separamos duas receitas para você tentar: uma diretamente de Portugal e outra aqui do Brasil.