Z7_MPD81G80POKE40Q6UH34NG3002

Dicas de Natal: celebre os pequenos gestos

Transforme seu Natal com gestos simples e momentos de carinho. Descubra como celebrar de forma leve e significativa com nossas dicas. Confira!

Dicas de Natal: celebre os pequenos gestos

O Natal representa tanta coisa para a gente que às vezes fica até difícil dizer o que é o mais importante: os encontros, a família ao redor da mesa, os presentes que o Papai Noel traz para as crianças e — por que não? — para os adultos. Na verdade, é tudo isso que faz do Natal uma data especial. Principalmente, o que está dentro de cada uma dessas coisas e enche cada gesto de carinho: os detalhes.

O bilhetinho escrito à mão, a descrição divertida de uma pessoa no amigo secreto, a surpresa que as crianças não estavam esperando. São os pequenos gestos que fazemos para tornar o dia de quem amamos mais feliz que contam para fazer a magia do Natal acontecer.

Depois de um ano corrido, os encontros natalinos são momentos perfeitos para desacelerar, conversar e rir com as pessoas que sempre estão ali pertinho, acompanhando cada fase da nossa vida. Esses momentos de convivência, inclusive, fazem bem para a saúde. Estar perto de pessoas queridas e ter relacionamentos calorosos influenciam positivamente na saúde do corpo ao longo dos anos — de acordo com o professor de psiquiatria e mestre zen Robert Waldinger, que foi diretor do Estudo sobre o Desenvolvimento Adulto da Universidade de Harvard, a mais longa pesquisa sobre felicidade já feita na história.

Resolver as questões pessoais e de trabalho antes para mergulhar de verdade nesses encontros é uma boa iniciativa para ficar realmente presente. O tipo de atitude que compensa muito — e que permite estar de ouvidos abertos para ouvir uma história antiga de seus avós, por exemplo, ou à disposição para cozinhar ao lado dos seus pais, rir das histórias da infância com seus primos; enfim, nutrir as conexões que formam a rede familiar.

Esses momentos também são especiais para a gente se reconectar com as crianças da família. É uma chance de ensinar valores como gratidão e empatia de uma forma tão natural, que vira uma boa lembrança na vida delas. E para os mais velhos, ter todos por perto é aquele presente que nem cabe em palavras.

Dicas pra um Natal simples e cheio de amor

Algumas ideias para você ter um Natal leve, cheio de carinho e proximidade:

1) Valorize as pequenas coisas

Às vezes, os momentos mais simples, como decorar a mesa junto ou fazer um embrulho especial para o presente de alguém, acabam sendo os mais valiosos. Curta o processo e se divirta com as pequenas bagunças!

2) Pratique a gratidão

Que tal reservar um minutinho pra agradecer tudo de bom que aconteceu? Essa atitude traz uma paz e um aconchego ao coração, além de contagiar todo mundo ao redor.

3) Cultive o afeto

Cada pessoa tem as suas maneiras de demonstrar afeto. Reflita um pouco sobre quais as suas linguagens de carinho e pratique elas no Natal. Pode ser cozinhar para os outros, abraçar, dar presentes... o que você se sentir mais à vontade. O importante é ver as pessoas felizes e se sentir realizado por fazer parte desses momentos com quem você ama.

Que o seu Natal seja leve e cheio de amor — e que você possa sair dele com o ânimo renovado para começar um bom ano!

Z7_MPD81G80P0JIE0QLG5MKSBHBH1
Complementary Content
${loading}