Sempre houve muito fascínio em torno dos canhotos – aquelas pessoas que usam predominantemente a mão esquerda, principalmente para escrever. Até porque são raros: calcula-se que apenas 10% da população seja canhota.
Para promover a conscientização sobre os desafios dessas pessoas em um mundo predominantemente destros, foi criado o Dia Internacional do Canhoto, comemorado todos os anos em 13 de agosto. A data foi instituída pelo inglês Dean Campbell, fundador do The Left Handers Club, ou Clube dos Canhotos.
CURIOSIDADES SOBRE O CANHOTISMO
1. Não é uma exclusividade do ser humano
Cientistas descobriram que diversos animais também são predominantemente canhotos, como baleias, cangurus e primatas, como mostra este artigo da revista Science Friday.
2. O gene canhoto
De acordo com um artigo publicado no MedlinePlus, um serviço de informações da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, acreditava-se que havia um gene que determinava a preferência do uso da mão esquerda, porém estudos recentes mostram que pode haver cerca de 40 genes envolvidos nesse traço.
3. A linguagem escrita favorece os destros
Além de os canhotos não encontrarem com facilidade objetos adaptados para eles, a escrita na maioria das línguas, favorece os destros, porque escreve-se da esquerda para a direita. São poucas as exceções, como o árabe e o hebraico – escritos da direita para a esquerda.
Muito ainda há de se descobrir sobre a lateralidade no ser humano, o que importa é facilitarmos cada vez mais a vida dessa minoria tão interessante e aproveitarmos o Dia Internacional do Canhoto para nos lembrar que a beleza da humanidade reside na diferença e na singularidade de cada um.