O final do ano traz um convite especial para a gente celebrar a ocasião ao lado das pessoas que amamos. Esse grupo de pessoas queridas pode ir além dos nossos familiares mais próximos, incluindo uma rica diversidade de pessoas, amigos ou mesmo parentes distantes que se aproximaram de nós por circunstâncias da vida e formaram o grupo íntimo que chamamos de família afetiva.
Esses “familiares por opção” são aqueles que escolhemos para dividir nossas conquistas, sonhos e até os momentos mais complicados. São as pessoas que, não importa o que aconteça, estão sempre ao nosso lado. A família afetiva é um grupo essencial na vida de uma pessoa. Através dos seus vínculos, gera uma rede de apoio emocional — que é ainda mais importante quando chega a hora de cuidar dos mais longevos.
Os momentos de convivência com a família afetiva são o que formam nossos sentimentos bons de afeto, cumplicidade, conforto e segurança. Segundo o relatório The Continuing Importance of the Family, da revista The Economist, a estrutura de apoio emocional que construímos é essencial para a nossa saúde e bem-estar. Ao dedicarmos tempo a essas conexões que fazem sentido para nós, fortalecemos o senso de pertencimento e criamos um ambiente de acolhimento e apoio para todas as situações da vida.
Mesmo com o dia corrido e a distância geográfica, manter contato com membros dessa família afetiva não precisa ser complicado. Hoje, com o auxílio da tecnologia, é possível manter conversas regulares, marcar encontros online ou programar visitas no final do ano. O simples ato de enviar uma mensagem para aquela pessoa que você não vê há anos pode ser o início de um reencontro emocional que impactará positivamente a todos os envolvidos.
Aproveite o fim de ano para se reconectar
Neste final de ano, faça das celebrações uma chance de relembrar o valor dos laços que você cultivou ao longo da vida, seja com familiares, seja com a família que escolheu. Esses momentos, repletos de afeto e significado, vão além das festividades: são um reflexo de quem somos e do quanto valorizamos nossas conexões. Reunir-se com amigos queridos ou familiares, próximos ou distantes, é uma das melhores formas de celebrar e compartilhar a vida.
Está buscando mais dicas para fortalecer suas relações familiares e de amizade? Confira nossos outros artigos sobre bem-estar emocional e cuidados com os mais longevos.