Ter uma situação financeira saudável é interessante para, além de conseguir deixar as contas em dia, se aproximar cada vez mais daquele objetivo tão desejado: a casa própria, um carro, uma viagem para o exterior etc.
Apesar da educação financeira não estar tão presente no cotidiano de muitas pessoas, organizar um planejamento bem-feito do orçamento mensal faz toda a diferença, ainda mais quando uma situação emergencial aparece.
Mas o que é um planejamento financeiro bem-feito?
De acordo com o site Dinheirama, cada pessoa pode ter uma intepretação própria do que é um plano bem organizado das finanças, mas observar quatro fatores te ajudam a ter um controle financeiro.
Esses quatro fatores são:
1. Histórico
Você sabe como gasta o seu dinheiro? Ter essa visibilidade é importante para saber como é a sua realidade financeira. Para isso, basta olhar quanto você ganha e o histórico de contas e compras dos últimos meses. Assim você consegue categorizar cada transação e entender quais comportamentos de consumo podem ser mudados.
2. Previsões
Depois que você passa a entender seu comportamento com informações do passado, o momento é de olhar para o futuro. Considerar receitas e despesas futuras no orçamento te possibilita te prepara para qualquer mudança de cenário. Por exemplo, se em determinados meses há uma queda na receita, você já sabe como se preparar sem comprometer seu dinheiro.
3. Limites
Vamos ser sinceros, é difícil às vezes colocar limite nos nossos gastos. E isso é algo que nós mesmos precisamos definir e revisar de tempo em tempo. Se você já tem uma noção de como é sua saúde financeira, é possível ter uma melhor decisão sobre o que você quer comprar, precisa gastar ou precisa juntar. Então, entre o histórico e as previsões, os limites estão no meio dos dois para te lembrar de cumpri-los e chegar nos seus objetivos.
4. Oportunidades
Com os três fatores anteriores colocados em prática, você terá uma noção das oportunidades. Sabe aquele curso que você estava querendo fazer? Ou até mesmo a reforma do apartamento? Quando você consegue ajustar as suas finanças, você consegue perceber a oportunidade de responder essas demandas e até mesmo outras chances que vão render um bom negócio.