A produtividade pode variar de pessoa para pessoa, mas, com um pouco de planejamento e disciplina, todos conseguem alcançar os mesmos objetivos: terminar as principais demandas do dia, ter bons resultados e ainda tirar um tempo para si e para a família.
E isso vale para todas as gerações. A pesquisa Oldiversity, realizada pelo Grupo Croma, mostrou que 71% dos entrevistados de todas as faixas etárias pensam em como manter a produtividade na velhice.
Quando é feito um recorte com o público acima dos 61 anos, a pesquisa destaca que 86% buscam meio de serem produtivos no futuro, enquanto 77% também investem na qualidade de vida para os próximos anos.
Pensando nesse equilíbrio entre o profissional e pessoal, o Viva a Longevidade reúne dicas dos sites Metrópoles e Inc. que trarão mais foco e produtividade no seu dia a dia, sem abrir mão do bem-estar e da saúde. Confira.
- Pense no futuro para não procrastinar: Kevin Cruise, autor do livro 15 Secrets Ultra-Successful People Know About Time Management [15 segredos de pessoas de muito sucesso sobre gerenciamento de tempo, em tradução livre], diz que é preciso pensar no que seu “eu futuro” pode vir a fazer para encontrar uma solução para evitar uma autossabotagem.
- Você organiza seu tempo em horas ou minutos?: segundo o autor, o que as pessoas de mais sucesso fazem é organizar o tempo em minutos e não em blocos de horas ou meia hora. “As pessoas de muito sucesso sabem que o dia tem 1.440 minutos e que o tempo é mais valioso do que tudo”, explica.
- Transfira a lista de tarefas para um calendário: para evitar aquela sensação de que nada foi cumprido, a sugestão dada pelo autor é jogar fora a lista de tarefas e colocar tudo o que precisa ser feito em um calendário.
- Organize as tarefas: saber qual é a demanda mais complexa do dia e usar as primeiras horas do expediente para terminá-la ajuda a ter foco.
- Tire um tempo para si ou família: o dia pode estar cheio de demandas, mas reservar um momento fazer algo com a família é uma forma de quebrar a rotina do trabalho.
- Reserve um período do dia para checar e-mail: parar cada vez que o celular vibra ou uma notificação sobe na tela do computador para avisar do recebimento de um e-mail, isso pode diminuir a atenção sobre o que você estava fazendo. Reserve alguns minutos do dia para checar e responder as mensagens.
- Realize uma atividade por vez: você já tem as suas demandas e, ao longo do dia, novas podem surgir. Em vez de ficar indo e voltando nelas, tente terminar uma e, em seguida, ver qual pode ser finalizada rapidamente. É uma forma de não se estressar e também não se perder na quantidade de trabalho.
- Mantenha uma rotina matinal: ser uma pessoa produtiva não é trabalhar todas as horas de um dia. Durante a manhã, é bom manter uma rotina antes de começar o trabalho. Gosta de praticar exercícios? Meditar? Tomar um café enquanto lê ou ouve as principais notícias? Faça isso.
- Recarregue as energias: não tem como correr contra o tempo quando o corpo vai pedir por um descanso. Ele precisa se recuperar e, para isso, é importante manter as refeições e as boas horas de sono para que corpo e mente estejam em sintonia.
- Tenha um horário para o almoço: com o trabalho remoto, muita gente acabou perdendo o costume de ter aquele horário fixo para almoçar e dar uma pausa nas demandas, mas é importante manter esse hábito para a mente descansar e retomar a produtividade.
- Estabelecer a entrada e saída do expediente: trabalhar de casa parece que só tem início, mas não fim. É importante delimitar esses horários para poder organizar o dia e não sobrecarregar a mente e o corpo.
Quatro sugestões de livros para entender mais sobre produtividade
Agora que você sabe um pouco mais de como planejar sua rotina para manter a produtividade, confira uma lista com quatro livros (veja as sinopses no site Metrópoles) para entender como bater metas e resultados, mas sem abrir mão da qualidade de vida!
1. O Poder do Hábito, de Charles Duhigg.
2. Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo, de Jeff Sutherland e J.J Sutherland.
3. O milagre da manhã, de Hal Elrod.
4. A arte de fazer acontecer, de David Allen.