Provavelmente você já passou por este tipo de situação: depois de um longo dia de trabalho, tomou aquele banho para relaxar, preparou uma refeição, assistiu a alguma série ou filme e foi dormir. Durante o sono, acordou porque esqueceu de enviar um e-mail ou dar uma resposta.
Tem gente que não consegue se desconectar quando o assunto é trabalho. Porém, será que vale a pena ser workaholic ? Cada vez mais pessoas têm tentado equilibrar a rotina pessoal com a profissional em busca de uma melhor qualidade de vida.
Esse equilíbrio, por sinal, é algo desejado por muitos, como mostra a pesquisa Oldiversity, do Grupo Croma. O estudo realizou 2.032 entrevistas com pessoas de todas as regiões do Brasil agrupadas por idade. “Os mais velhos se preocupam com o presente e com o futuro, buscando formas de se manter produtivos e com qualidade de vida”, diz trecho da pesquisa.
No geral (abrangendo todas as faixas etárias), 71% responderam pensar em como ser produtivo na velhice. Quando é feito o corte entre os maiores de 61 anos, esse número sobre para 86%. Quando a pergunta foi sobre o investimento em qualidade de vida, 63% de todos os respondentes disseram que sim, que já fazem algo para isso. Entre os mais velhos, o “engajamento” pessoal é maior: 77%.
Equilíbrio para a produtividade
A saúde mental tem papel fundamental nessa busca, afinal, mente sã, corpo são, não é mesmo? Quer saber como tentar equilibrar o dia a dia para manter a criatividade e produtividade em alta, mas sem perder horas de sono ou sentir ansiedade? O site Carreirassolo.org separou quatro dicas para te ajudar nessa missão:
Dica 1: Movimentar o corpo
Passar todo o expediente sentado na frente de um computador não é legal. Então, que tal se levantar e dar uma caminhada pela casa ou escritório (se você já voltou) em um determinado intervalo de tempo? Além de esticar as pernas, aproveite para tomar uma água e alongar o corpo, isso vai te deixar melhor ao longo do dia.
Dica 2: Desligar a mente
Não é uma tarefa fácil, mas se passamos muito tempo com um telefone na mão ou mexendo no computador, podemos nos distrair, ter ansiedade ou irritação. São sentimentos que impactam negativamente na nossa criatividade e produtividade. Então, para evitar mexer nesses dispositivos sempre que alguma notificação aparecer, uma sugestão é começar a meditar. Tirar uns minutos para fechar os olhos e respirar pode ajudá-lo a não se estressar com o que acontece ao redor.
Dica 3: Gerenciar o tempo
Um bom gerenciamento do tempo pode ajudá-lo a ser uma pessoa mais produtiva. Querendo ou não, passamos muito tempo do nosso dia nas redes sociais, checando e-mails, lendo notícias dos portais e isso pode desviar muito a atenção. Quando isso acontece, as chances de trabalharmos além do horário são maiores. A dica é tirar uns minutos do dia para realizar essas ações sem impactar a produtividade.
Dica 4: Aproveitar o ócio e descansar
Sim, aproveitar o tempo ocioso é uma forma de reabastecer a atenção e a motivação de que nosso cérebro precisa. Não só isso, ele estimula também a produtividade e a criatividade, afirma um artigo da Scientific American. Então, sempre que possível, tire um tempo para se divertir e descansar, uma vez que esse pequeno momento vai melhorar sua saúde física e mental, bem como sua produtividade e desempenho no trabalho.