Z7_MPD81G80POKE40Q6UH34NG3002

Saiba como controlar o seu consumo de água e identificar vazamentos

No Dia Mundial da Água, aprenda a ler o hidrômetro para calcular o seu consumo médio e economizar o recurso natural

Saiba como controlar o seu consumo de água e identificar vazamentos

Você tem o costume de checar o hidrômetro da sua casa de tempos em tempos? O aparelho mede o consumo de água, e ter o hábito de realizar a sua leitura pode ajudar a controlar o consumo, ter uma ideia de quanto será a conta do mês e descobrir possíveis vazamentos.

A boa notícia é que ter visibilidade de tudo isso não exige muita matemática, já que o cálculo do consumo médio é bem simples. E a gente te ensina a seguir.

Como calcular o gasto médio diário de água

Primeiro, faça duas leituras no hidrômetro em um intervalo de dez dias.

Vamos supor que você realize a leitura do aparelho no dia 22 de março, agora, no Dia Mundial da Água, e que o mostrador marque 1.390 m³. Dez dias depois, você volta ao hidrômetro e confere que o hidrômetro marca 1.400 m³. Basta diminuir 1.400 por 1.390 para saber que o consumo médio desse período foi de 10 m³.

Agora, para entender qual é o gasto diário, é só dividir 10 m³ pelos dez dias. O resultado é que, diariamente, você gasta 1 m³ de água, ou seja, 1.000 litros.

Repita a leitura a cada dez dias para verificar se o seu consumo médio se mantém. Se, nas leituras seguintes, o consumo aumentar significativamente sem que a sua rotina tenha sido alterada, isso pode ser um sinal de vazamento.

Como verificar um vazamento na minha casa?

Podemos dividir os vazamentos em duas categorias: visíveis e não visíveis.

Esse material da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) ensina que os vazamentos visíveis geralmente ocorrem no extravasor da caixa d’água, popularmente conhecido como ladrão (aqui você pode entender quatro problemas que podem causar vazamentos no reservatório).

E os não visíveis? Bom, nesse caso, você precisará fazer um dos testes abaixo para, quando encontrar a origem, chamar um profissional capacitado para realizar o conserto.

Válvula ou caixa de descarga:

Basta marcar o nível da água no vaso sanitário e retirar de três a quatro copos da água que fica ali na bacia. Então, marque o novo nível e espere por uma hora ou mais. Caso a água volte ao nível inicial (ou seja, aquele antes de retirar os três a quatro copos) ou ultrapasse a segunda marca feita, há um vazamento na válvula ou na caixa de descarga.

Torneira alimentada diretamente pela rede de água (teste da torneira)

Feche o registro do cavalete e abra uma torneira que receba água diretamente da fornecedora local. Quando a água parar de cair, coloque um copo cheio de água na boca da torneira. Se a torneira começar a sugar a água do copo, é porque existe um vazamento.

Torneira alimentada diretamente pela rede de água (teste do hidrômetro)

Deixe o registro de cavalete aberto, feche todas as torneiras de casa e não utilize os sanitários. Feche também a torneira da boia da caixa para evitar a entrada de água. Feito isso, marque os números exibidos no hidrômetro e, depois de uma hora, verifique se eles aumentaram. Caso sim, também é porque existe um vazamento.

Vazamento na instalação alimentada pela caixa d’água

Feche todas as torneiras da casa e não utilize os sanitários.  Em seguida, feche a torneira da boia da caixa, para impedir a entrada de água. Aí, você deve marcar na caixa o nível da água. Conte uma hora e depois volte para ver se o nível está mais baixo ou não. Se estiver, é sinal de há vazamento na canalização ou nos sanitários alimentados pela caixa d’água.

9 dicas para reduzir o consumo de água

A água é um recurso natural essencial para gerar qualidade de vida a todos. Tanto que, em 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) determinou o dia 22 de março como Dia Mundial da Água, uma iniciativa para que todos discutam o tema.

Se você quer contribuir ainda mais para um mundo sustentável, confira estas novas dicas de como reduzir o consumo de água dentro de casa.

Dica 1: Ao tomar banho, lembre-se sempre de fechar o registro quando você não está usando a água para se lavar. A duração também ajuda a reduzir o gasto de água. Ficar no chuveiro por 15 minutos consome em média 135 litros. Esse número cai para 45 litros quando a duração passa a ser de cinco minutos.

Dica 2: Em vez de limpar a calçada com mangueira, tente usar uma vassoura. O uso de água por 15 minutos nessa atividade pode gastar até 280 litros.

Dica 3: A mesma coisa vale para o carro – tente trocar a mangueira por um balde. O consumo de água cai para 40 litros, enquanto o uso contínuo de uma mangueira por 30 minutos pode chegar a 560 litros.

Dica 4: Esta dica pode servir para as duas anteriores. Se você tem piscina montada para crianças, quando elas terminarem de brincar, aproveite a água para lavar o quintal, a calçada ou até mesmo o carro.

Dica 5: Tire o excesso de comida da louça com a esponja e sem usar água. Ao ensaboar os pratos, não esqueça também de deixar a torneira fechada. O gasto pode cair de 240 litros para 20 litros.

Dica 6: Tente acumular as roupas para, na hora de lavá-las, utilizar toda a capacidade da máquina de lavar. Isso vale também para a louça.

Dica 7: Ao escovar os dentes ou fazer a barba, deixe a torneira da pia fechada.

Dica 8: Dê preferência para molhar as plantas à noite e tente usar sempre um regador. O consumo de água usando uma mangueira pode chegar a quase 200 litros em 10 minutos.

Dica 9: Por fim, preste atenção a possíveis vazamentos dentro de casa e chame um profissional capacitado para corrigi-los rapidamente caso encontre um.

Como a Bradesco Seguros promove o uso consciente da água

Aqui, na Bradesco Seguros, buscamos alinhar o conceito de ecoeficiência em todas as operações ao traçar estratégias de economia no uso de recursos naturais. De 2017 a 2019, a seguradora reduziu o consumo de água por m³ em todas as regiões brasileiras em que atua.

Além disso, foram realizadas algumas ações para diminuir a pegada hídrica em todo o grupo, como o reaproveitamento de 20 m³ de água de reúso, por dia, nas dependências do prédio corporativo em Alphaville (São Paulo). Isso é feito por meio de uma estação de tratamento de águas cinzas e da implantação de arejadores de água nas torneiras dos banheiros.

Para saber mais das iniciativas de ecoeficiência da Bradesco Seguros, acesse nosso Plano Diretor em uma página dedicada ao tema. Clique aqui.

 

Z7_MPD81G80P0JIE0QLG5MKSBHBH1
Complementary Content
${loading}