Nos últimos anos, o Brasil viu aumentar o número de eventos literários e clubes de livros por todo o país. Hoje, essas iniciativas coletivas são uma das principais forças da cultura literária brasileira. Além dos benefícios da leitura, elas ainda proporcionam a socialização — em encontros físicos ou virtuais.
Ler ajuda a combater o estresse e a ansiedade, proporcionando relaxamento e aumentando a capacidade de foco da pessoa — uma capacidade que tem diminuído com a velocidade de consumo de informação cada vez mais acelerada que vivemos.
Os clubes de livros no Brasil
Existem dois modelos principais de clubes de livros no Brasil.
O primeiro modelo propõe encontros periódicos entre pessoas para discutir livros previamente definidos. Os encontros podem ser em um café, bar ou mesmo através de videochamadas. Muitos desses clubes são organizados por escritores ou professores de escrita criativa. Alguns, inclusive, são gratuitos.
Nesse modelo, as pessoas compram, alugam ou pegam emprestado o livro e se reúnem para discutir a história ou mesmo realizar leituras coletivas. A experiência de interpretar e pensar sobre o livro acaba se ampliando, em uma troca de ideias e sensações rica para todos os envolvidos nos encontros do clube.
LEIA TAMBÉM: Os 10 melhores livros do século XXI (até aqui)
O outro modelo de clube de livro é o que as pessoas assinam um serviço para receber uma seleção especial de livros em sua casa. A assinatura normalmente envolve o envio de um ou dois livros por mês. Alguns serviços de assinatura mandam uma série de objetos extras que fazer a alegria dos fãs de literatura — como marca-páginas, publicações falando mais sobre aquele livro ou até mimos relacionados ao universo da história.
Nesse tipo de serviço, o ideal é encontrar uma curadoria que combine com o seu gosto literário. Existem clubes para quem gosta mais de clássicos, outros para quem quer ler literatura contemporânea e até os clubes para quem quer ser surpreendido todo mês.
Você pode entrar em um clube que já existe, de acordo com o seu perfil, ou mesmo criar o seu próprio. Essa é uma iniciativa cada vez mais comum entre grupos de amigos, que acabam tendo um ótimo motivo para se encontrar e falar sobre os livros que estão lendo, entre outras coisas. Então, que tal começar o seu clube de livros? É mais simples do que parece.
Curtiu este conteúdo? Veja também: 5 poemas de Oswald de Andrade que você deveria ler agora