Z7_MPD81G80POKE40Q6UH34NG3002

Programa "Porteiro Amigo do Idoso" conclui em Ipanema sua 124ª turma

Iniciativa pioneira e gratuita já capacitou mais de 2,6 mil profissionais de portaria nas principais cidades da Região Sudeste - 1.065 somente na capital fluminense

Programa "Porteiro Amigo do Idoso" conclui em Ipanema sua 124ª turma

Programa “Porteiro Amigo do Idoso”, que capacita profissionais para cuidado com longevos, conclui em Ipanema sua 124ª turma

 

Hoje, dia 20 de abril, o programa "Porteiro Amigo do Idoso" - iniciativa pioneira do Grupo Bradesco Seguros que visa a capacitar profissionais de portaria a oferecer soluções e cuidados adequados às necessidades de moradores idosos - encerra sua 124ª turma, no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro. Lançado em 2010, o programa já capacitou mais de 2,6 mil profissionais de portaria da Região Sudeste, incluindo também cidades como São Paulo, Belo Horizonte e Vitória.


A metodologia de ensino, desenvolvida pelo Senac RJ, inclui uma vivência para que os alunos aprendam a se colocar no lugar dos idosos. Óculos para dificultar a visão, pesos nos pés e aparelho auricular, entre outros artifícios, são utilizados de forma que os porteiros sintam as limitações da idade e reflitam sobre as dificuldades enfrentadas pelos mais velhos. Para participar do programa, o porteiro deve estar autorizado pelo síndico.


Criado a partir de pesquisa realizada pelo Grupo Bradesco Seguros com cidadãos longevos do bairro de Copacabana - que apontou o porteiro como o "melhor amigo do idoso" -, o programa "Porteiro Amigo do Idoso" formou profissionais de 11 municípios - além das capitais da Região Sudeste, as cidades de Santos, Campinas, Ribeirão Preto, Santo André, Juiz de Fora, Betim e Vila Velha. 


Na capital fluminense, foram capacitados 1.065 porteiros. Ipanema, que passou a integrar o programa este ano, é o terceiro bairro com maior concentração de idosos do Rio de Janeiro, com 21,7%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com esta turma, o tradicional bairro carioca encerra a atual fase do programa. 


No plano nacional, a tendência é de envelhecimento acelerado da população. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo IBGE, em 2013, o número de idosos no Brasil (60 anos ou mais) era de aproximadamente 26,1 milhões de indivíduos, equivalente a 13% do total. Até 2050, a estimativa é que esse universo triplique, o que significa que, para cada grupo de dez pessoas, cerca de três serão idosas.


-- O programa "Porteiro Amigo do Idoso" faz parte do compromisso do Grupo Bradesco Seguros com ações que incentivem a conquista da longevidade com qualidade de vida, saúde e bem-estar. Além disso, essa iniciativa colabora para que os porteiros se tornem ainda mais amigos dos idosos e entendam o processo de envelhecimento em todos os seus aspectos -- explica Eugênio Velasques, Diretor do Grupo Bradesco Seguros. 


"Porteiro Amigo do Idoso" foi desenvolvido pelo Grupo Bradesco Seguros, sob a orientação do médico e pesquisador em saúde pública Alexandre Kalache, conselheiro sênior sobre Envelhecimento Global da Academia de Medicina de Nova York (The New York Academy of Medicine) e ex-coordenador de programas de envelhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Considerado uma das maiores autoridades internacionais em gerontologia, Kalache é consultor do Grupo Segurador para questões relacionadas à longevidade.


Pesquisa realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) com os participantes do curso revelou que 86% tiveram suas expectativas superadas, 92% avaliaram o programa "Porteiro Amigo do Idoso" como ótimo e 92% o recomendariam a outros profissionais. 

 

 

Sobre o Grupo Bradesco Seguros.


Grupo Bradesco Seguros, conglomerado segurador da Organização Bradesco, lidera o mercado de seguros brasileiro, com atuação em âmbito nacional nos segmentos de Seguros, Capitalização e Previdência Complementar Aberta. O programa Porteiro Amigo do Idoso está inserido entre as ações desenvolvidas pelo Grupo Bradesco Seguros - como o Fórum da Longevidade e o Circuito da Longevidade - que têm como objetivo difundir a importância da prática regular de exercícios físicos, adoção de hábitos saudáveis e difusão de conhecimento sobre envelhecimento ativo, como pilares para a conquista da longevidade com saúde, qualidade de vida, bem-estar e planejamento financeiro. A iniciativa visa preparar o porteiro a oferecer melhores serviços ao público longevo, contribuindo para a valorização da cidadania.

 

Sobre o Sistema Fecomércio RJ


 O Sistema Fecomércio RJ é composto pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro, pelo Senac RJ e pelo Sesc RJ.
A Fecomércio RJ é formada por 59 sindicatos patronais fluminenses e tem como objetivo representar os interesses do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado. Desta forma, a instituição contribui para o desenvolvimento econômico, social e político do Rio de Janeiro. O setor possui, cerca de 350 mil estabelecimentos, o que representa 62,2% dos empreendimentos comerciais fluminenses. Do total, 80% são microempresas. É o segmento que mais emprega, gerando 2 milhões de empregos formais, o que corresponde a 42,6% dos postos de trabalho com carteira assinada no Estado.
 
O Senac RJ


O Senac RJ é uma instituição de ensino que atua há 70 anos na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio. Atualmente, é referência na oferta de cursos profissionalizantes, tendo atingido a marca de 70% de empregabilidade nos últimos anos, e investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho. Com 39 unidades em todo o estado do Rio, de 2010 a 2015 o Senac RJ passou de 89 mil para 153 mil alunos.
O Sesc RJ é o braço social do Sistema Fecomércio RJ. Tem como objetivo proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida do comerciário, da sua família e da sociedade. Oferece acesso a atividades nas áreas de cultura, saúde, turismo social, educação, esporte e responsabilidade social. Possui 21 Unidades de serviço, quatro Unidades hoteleiras (Copacabana, Nogueira (Petrópolis), Nova Friburgo e Teresópolis), em 12 municípios do estado do Rio de Janeiro, e 11 unidades itinerantes (4 - BliblioSesc, 6 - OdontoSesc, 1 - CineSesc).
 

Z7_MPD81G80P0JIE0QLG5MKSBHBH1
Complementary Content
${loading}