Se o celular é uma extensão da nossa vida e você não sabe viver sem ele, bom, é hora de você prestar algumas homenagens a quem abriu o caminho quando “tudo isso aqui era mato”. Pois é, você gosta daquela série sensacional que dá para ver no seu celular/tablet/laptop? Não existiria streaming, por exemplo, sem a combinação de algumas invenções. E não estamos falando apenas de tecnologia, mas também de alguns serviços e hábitos.
Por isso, jovem, aqui vai uma série de conquistas e avanços que precisamos agradecer a quem veio antes de nós, que mudaram a forma da sociedade conviver e marcaram época. Afinal, novas tecnologias e lançamentos não surgem de um dia para o outro.
Celular
O primeiro aparelho celular não tirava fotos, sem opção para áudio e acesso à internet. Mesmo assim pode ser considerado uma das principais inovações dos últimos 50 anos. Com autonomia de bateria para apenas 20 minutos, o aparelho foi criado pesando quase 1 kg em 1973 pelo cientista Martin Cooper. A serviço da Motorola, Cooper indicou o caminho para os modelos vindouros e pode ser considerado um dos pais da telefonia celular. No Brasil, o primeiro modelo comercializado foi na década de 1990. Quem se interessou precisou entrar em uma fila de quase dois anos para receber a linha. Sim, houve uma época em que era preciso esperar para ter um número de celular.
Videolocadoras
Alugar filmes em uma videolocadora foi uma opção popular de entretenimento, especialmente com uma pizza quentinha esperando para ser devorada. Mais ou menos como acontece com os canais de streaming hoje – e isso não é por acaso. Os sistemas de streaming são inspirados no modelo das videolocadoras, com a diferença que agora você pode alugar um mundo de filmes e pode assistir quando e onde quiser.
TV e nossas séries
Maratona de séries no fim de semana chuvoso é um ótimo programa, não é mesmo? A nossa relação com histórias contadas e mostradas numa tela, no conforto da nossa casa, vem de muito tempo. Assistir “alguma coisa” é algo transmitido de geração para geração. No Brasil, vem desde a década de 1950 quando a TV Tupi transmitiu pela primeira vez um programa de televisão no país. Pensa só quão incrível foi para aquela geração ver pessoas conversando ou falando com você dentro de um cubo? De lá para cá, a TV (o aparelho e o conteúdo oferecido pelas emissoras) foi obrigada a acompanhar a evolução das tecnologias para seguir adiante.
Internet
Hoje, dificilmente, você faz alguma coisa que não seja pela internet. Pedir um táxi, reservar uma mesa em um restaurante, assistir os primeiros passos do bebê da família, conversar com familiares que estão longe, trabalhar, reservar um quarto num hotel... a lista é enorme. Mas se você faz tudo isso hoje, agradeça a dois caras que a partir de 1989 começaram a mudar a principal funcionalidade da internet.
Na década de 1960, quando a internet foi inventada, aquela que um dia foi chamada de “rede mundial dos computadores” servia como uma rede de comunicação de acesso exclusivo aos americanos, principalmente entre cientistas e engenheiros que precisavam definir suas estratégias durante a Guerra Fria. Até que em 1989, o engenheiro inglês Timothy John Berners-Lee propôs a criação do sistema World Wide Web (WWW), com o belga Robert Cailliau. Juntos, os dois plantaram as sementes para que a internet se desenvolvesse como a conhecemos hoje.
Tênis de corrida
Se a corrida é uma prática esportiva cada vez mais popular devemos um pouco a um tênis antigo chamado The Trackster. Fabricado na década de 60 pela New Balance, ele foi o primeiro tênis de corrida vendido em vários números e tamanhos para atender a maior quantidade de consumidores. Até então, o calçado para todas as situações era o sapato. Foi a partir da recepção positiva ao Trackster que as fabricantes entenderam que havia um segmento para ser explorado.
E-commerce
Hoje, o comércio eletrônico nacional é tão simples quanto ir até uma loja física. Criado em 1996, o comércio eletrônico ou comércio virtual é um tipo de transação comercial feita por plataformas online que podem ser acessadas por diversos equipamentos, como: notebooks, computadores, tablets e smartphones.
Walkman
Gosta de ouvir um som só com as músicas que você gosta num aparelho que cabe no seu bolso? Então, preste reverências ao japonês Nobutoshi Kihara (ele teria 91 anos se estivesse vivo). Foi ele quem coordenou a criação do primeiro Walkman para a Sony ainda em 1979. No auge de popularidade, esse objeto foi artigo essencial entre os que não vivem sem música. O tocador caiu em ostracismo à medida que a fita cassete foi sendo substituída por novas mídias, porém inspirou o Discman, tocadores de MP3, iPods e celulares.
Primeiro videogame
Ralph Baer queria criar uma televisão interativa. Em vez disso, o engenheiro inventou o primeiro aparelho de videogame caseiro em 1966, quando essa área ainda era insipiente. Mas o passo fundamental veio da fabricante japonesa Atari, cultuada até hoje pelos fãs mais nostálgicos. Fundada em 1972 pelos também engenheiros Nolan Bushnell e Ted Dabney, a empresa lançou o primeiro videogame comercializado em lojas e responde pelos capítulos iniciais da popularização dos games.