Se você já ouviu falar sobre mindfulness, deve saber que essa prática traz alguns benefícios ao nosso cotidiano: alivia o estresse, a ansiedade, nos deixa mais presentes e engajados com algo.
Mas, se o termo ainda é novo para você, aqui vai uma breve explicação: mindfulness (ou atenção plena) significa termos a capacidade de autorregular nossa atenção com os pensamentos que nos cercam.
E isso pode ser feito com atividades simples que, inseridas no nosso dia a dia, nos ajudam a diminuir o ritmo e dar atenção a nós mesmos e ao que está ao nosso redor. Ah, a boa notícia é que são iniciativas que podem ser feitas por pessoas de qualquer idade.
Então, que tal começar a colocar em prática? O site Healthline publicou cinco dicas que podem ajudar todos a encontrarem um estado de atenção plena. Confira.
Atividade 1: Meditação andando
O nome é autoexplicativo, mas é conseguir meditar enquanto caminha em linha reta ou em círculo.
Atividade 2: Direção atenta
Ao dirigir, você pode prestar atenção em coisas ao seu redor: a qualidade da estrada, o som dos pneus e até mesmo como seu corpo se encaixa no assento.
Depois, você pode mudar seu foco para outros veículos, luzes, pedestres, terrenos e o horizonte. Outra sugestão é deixar o telefone no silencioso e não ouvir músicas ou outros tipos de áudio enquanto dirige.
Atividade 3: Única tarefa
Ao contrário da multitarefa, aqui é se dedicar a uma única coisa. Por exemplo, se você estiver trabalhando na frente do notebook, tente fechar todas as abas que não estão associadas à demanda que você está tocando. Isso ajuda a criar um foco e liberar espaço na mente.
Outras sugestões para aprofundar essa prática são:
- Prestar atenção a como você respira.
- Entender a força da gravidade (como seu corpo está na cadeira e como seus pés sentem o chão).
- Sentir o ar do ambiente e/ou as roupas contra a pele.
- A postura do seu corpo.
Atividade 4: Comer com atenção
Aqui, trata-se de usar os minutos de uma refeição para prestar atenção em alguns detalhes: ouvir o barulho dos alimentos na panela ou saborear a comida ao mastigar lentamente.
Essa dinâmica pode trazer outras experiências, como: tentar comer com a mão que não é dominante, alimentar-se em silêncio e desligar a TV ou guardar o telefone durante a refeição.
Atividade 5: Jardinagem com cuidado
Um jeito de praticar atenção plena ao mesmo tempo que se conecta com a natureza. O cuidado aqui seria colocar a mão no adubo ou solo para sentir a textura, observar como seu corpo reage ao clima e ouvir se há sons de animais ao seu redor.
Mindfulness para crianças
É possível? Sim. E, segundo a publicação, a melhor maneira de trazer as crianças para a prática é transformá-la em um jogo. Veja três exemplos.
Atividade 1: Caça aos sentidos
Sabe a brincadeira do caça ao tesouro? Ela é bem parecida. Ao invés de algo material, o tesouro é conseguir “pegar” um dos cinco sentidos.
- Audição: Peça para a criança falar algo que está ouvindo.
- Visão: Peça que a criança diga algo que lhe chame atenção quando olha ao redor.
- Olfato: Peça para a criança citar um cheiro esteja sentindo.
- Tato: Peça para a criança mostrar o que gosta de sentir com as mãos ou pés.
- Paladar: Faça um pequeno lanche, adequado para a faixa etária, e peça para a criança mostrar o sabor que sente ou de que mais gosta, como doce, salgado, azedo e amargo.
Atividade 2: Siga o mestre: Um jogo para aumentar a consciência corporal e como se mover no espaço. Um adulto comanda as posições e incentiva as crianças a brincarem com o equilíbrio. Peça para que elas falem como é estar em cada posição, se é difícil se manter na posição ou se sentem alguma parte alongar. Se elas derem risadas, tudo bem. É uma ótima oportunidade para pedir que elas sintam como a respiração muda quando gargalhamos.
Atividade 3: Bolhinhas de sabão de sentimento
A brincadeira de bolinhas de sabão, um clássico de toda a infância, também pode ser adaptada para que as crianças pratiquem a atenção plena.
Primeiro pergunte para uma criança como ela está se sentindo. Aproveite e diga como você está se sentindo. Depois, pegue o brinquedo e mostre que ao soprar as bolhas você poderá colocar seus sentimentos “de brincadeira” dentro deles. Por exemplo: “Estou cansado, vou colocar essa sensação na bolha e deixá-la flutuar”.
Pronto, aí está a chance de mostrar aos pequenos que sentimentos podem ser como bolhas, que sobem, descem e se vão. As vezes podem até estourar!